Bem-Estar Animal alerta que serviço de recolhimento é apenas para animais da cidade

Coordenadoria já constatou casos de pessoas de outros municípios que abandonam cães e gatos em Araraquara

14/04/2022 - 23h05

Cidade

O abandono de animais é um dos grandes problemas enfrentados pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Araraquara, que vê o número de cães e gatos recolhidos aumentar cada vez mais, ao mesmo tempo em que poucas pessoas têm procurado o poder público para adotar um bichinho de estimação. O problema se agrava ainda mais com a constatação de que alguns animais são deixados na cidade por pessoas vindas de outros municípios.

A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica que os serviços oferecidos pelo município, em especial o de recolhimento, devem ser voltados apenas para os cães e gatos da cidade. "O atendimento é para os animais errantes da cidade de Araraquara. Eventualmente, se conseguirmos constatar, como já constatamos em alguns casos que os animais vieram de fora, as pessoas serão devidamente responsabilizadas", assegurou Carol, que acrescentou que também têm sido verificadas ligações de outras cidades com pedidos de recolhimento.

A Prefeitura conta com aproximadamente 550 animais disponíveis para adoção, aguardando uma chance de ter um espaço onde possam receber e também doar amor e carinho. Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos e apresentar cópia de CPF e RG e comprovante de endereço. Vale lembrar que é de suma importância portar os documentos no ato da adoção. Os interessados em adotar gatinhos devem levar uma caixa para transporte do animal, já para adoção de cachorros devem levar coleira e guia. O interessado passará por uma entrevista, onde será advertido de todas as responsabilidades e cuidados com relação ao animal. Os animais são todos saudáveis, castrados, chipados, vacinados ou em processo de vacinação.

O Centro de Adoção Permanente “Cão Gabriel” está localizado no Parque Infantil, que fica na Av. São Geraldo, s/nº, entre as Ruas 3 e 4, no Centro da cidade. Vale destacar que as fotos dos bichinhos podem ser conferidas na página "Bem-estar Animal Araraquara" no Facebook. Para mais informações, é possível agendar horário para conhecê-los através do telefone (16) 3339-4441, das 7h30 às 14h30. Lembrando ainda que há outros animais acolhidos pela Prefeitura no Canil Siciliano, que também podem receber visitas agendadas através do Whatsapp (16) 98877-7604.