Inscrições abertas para atividade do Dia Internacional da Dança

Artistas, grupos, academias e escolas podem se inscrever para apresentação pública na Praça Pedro de Toledo, a ser realizada no próximo dia 28 de abril

18/04/2022 - 19h59

Cidade

O Dia Internacional da Dança é celebrado, em todo o mundo, em 29 de abril. Araraquara conta com uma programação que será realizada em dois dias: quinta e sexta-feira da próxima semana (28 e 29 de abril). A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart realizam duas atividades gratuitas.

A programação na quinta-feira (28) terá uma apresentação pública com entrada livre, na praça; enquanto na sexta (29) será realizada uma mesa de debates pelo YouTube.

“Araraquara instituiu em seu calendário, desde 2001, que o dia 29 de abril deve ser comemorado também, mas sobretudo, apresentar uma reflexão política e crítica da Dança enquanto profissão”, analisa a presidente da Fundart, Gilsamara Moura.

Ela conta que a programação está sendo elaborada e contará com a participação da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, academias, grupos e escolas de dança de Araraquara. “Queremos todos ocupando o palco da praça e o debate digital, garantindo o movimento da Dança na cidade.” (?)

Vale destacar que o Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A data homenageia o nascimento do mestre do balé francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Bailarino e professor de balé, Noverre ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a Dança mais importantes da história: “Lettres sur La Danse” ou “As Cartas Sobre a Dança”.

Gilsamara lembra que, coincidentemente, a data 29 de abril também se associa ao nascimento de uma personalidade brasileira de importância no balé: Marika Gidali, a bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo.

 

Programação – A apresentação, na quinta-feira (28), será realizada na Praça Pedro de Toledo, em frente ao Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, às 19 horas.

Artistas, estudantes, academias e escolas de Dança estão convidados a participar das apresentações. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: fundartdanca@gmail.com até o próximo dia 25 (segunda-feira), colocando no assunto “Dia D da Dança”; é necessário enviar informações como: ficha técnica com nome dos artistas ou do grupo, nome do trabalho, tempo médio de duração.

Já na sexta-feira (29), para a mesa que será realizada pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, a participação é livre, sem necessidade de inscrição prévia. O tema a ser desenvolvido é “Como manter a vitalidade na Dança? As políticas que queremos para a Dança.”

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Inscrições abertas para a apresentação pública da programação do Dia Internacional da Dança

Inscrições pelo e-mail: fundartdanca@gmail.com

Período: até 25 de abril (segunda-feira)

Enviar: ficha técnica com nome dos artistas ou do grupo, nome do trabalho, tempo médio de duração

 

Programação do Dia Internacional da Dança:

 

  •          Quinta-feira (28/04):

Apresentação pública de artistas, estudantes e escolas

Local: Praça Pedro de Toledo, em frente ao Museu Voluntários da Pátria

Horário: 19 horas

 

  •          Sexta-feira (29/04):

Mesa de debate: “Como manter a vitalidade na Dança? As políticas que queremos para a Dança”

Local: canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

Horário: 10 horas

 

Grátis