Prefeitura lança a "Cartilha Animal", já disponível de forma online

Guia de serviços oferecidos pela Coordenadoria de Bem-estar Animal pode ser conferido no site oficial da Prefeitura

20/04/2022 - 23h54

Cidade

A Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Coordenadoria de Bem-estar Animal, lançou a Cartilha Animal, um guia de serviços que tem o propósito de gerar a conscientização em torno do tema e levar ao cidadão todas as informações sobre adoção, cuidados e proteção dos bichinhos. O conteúdo já está disponível, de forma online, no site www.araraquara.sp.gov.br/bemestaranimal.

A coordenadora de Bem-estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, explica o propósito do material. "A partir desse guia, a população pode se nortear de como ter os cuidados com os animais, a responsabilidade, o planejamento familiar, quais são os cuidados corretos e também qual é o protocolo seletivo de recolhimento do município. É um incentivo à adoção e um guia bastante completo que abraça tanto quem tem seu animal em casa quanto quem não tem e aqueles que se deparam com um animal errante ferido e não sabem o que fazer", esclarece.

A cartilha explica que os animais são seres sencientes, ou seja, percebem e demonstram emoções como alegria e tristeza e também são sensíveis à dor. Ela alerta que ter um animal exige planejamento, além de cuidado e amor, por isso, antes de adotar é importante analisar se o perfil do animal coincide com o que a família espera e pode oferecer. Assim, o material explica o temperamento comum em cada idade do pet e todos os cuidados que devem ser tomados para ele se manter saudável e feliz.

O conteúdo traz ainda esclarecimentos sobre os procedimentos de castração e microchipagem, além de detalhes relacionados à guarda responsável, que é o conjunto de regras básicas, estipuladas pela legislação municipal, que devem ser seguidas pela família que decide ter um animal de estimação. O leitor também encontrará na cartilha as informações sobre protocolo de recolhimento, recolhimento de animais mortos, regras para os animais de grande porte, legislação sobre a soltura de fogos de artifício com estampido e como fazer denúncias de casos de abandono e maus-tratos de animais. O programa municipal de voluntariado "Amigo Bicho" e a Rede de Solidariedade Pet também têm espaços especiais na cartilha, assim como todos os telefones úteis de órgãos públicos relacionados à proteção animal.

A Coordenadoria de Bem-estar Animal é o órgão da Prefeitura responsável pelos serviços, projetos e programas voltados ao bem estar dos animais em nossa cidade. É sediada no Parque Pinheirinho e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. O contato pode ser feito pelo telefone (16) 3339-4441 ou pelo e-mail: bemestaranimal@araraquara.sp.gov.br.