Reuniões acontecem em Bueno de Andrada e no Jardim das Hortências
Fotógrafo: Divulgação
02/05/2022 - 21h58
Mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos decidirem sobre os orçamentos públicos, o Orçamento Participativo (OP) terá duas plenárias nesta semana.
Nesta segunda-feira, 2 de maio, às 19h, EMEF Eugênio Trovatti (Rua Bento Aranha do Amaral, Bueno de Andrada) receberá a plenária válida pela Região 10/Sub 2, que envolve Bueno de Andrada, Horto de Bueno e Rosa Martins.
Nesta quarta, 4 de maio, às 19h, a EMEF Henrique Scabello (Av. Remo Frontarolli, 4050, Hortências), receberá a plenária da Região 9/Sub 3, que conta com Parque das Hortências, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.
Nas plenárias sub-regionais (divisões dentro de uma mesma região), os principais temas que devem ser priorizados pela Prefeitura (Saúde, Educação, Esportes, Obras, por exemplo) são escolhidos pela população. É nas plenárias regionais e temáticas que são escolhidas as obras e os programas específicos a serem realizados pelo governo.
O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Desde o retorno do programa, há cinco anos, foram 135 reuniões, com 55 obras eleitas, 27 obras entregues e R$ 70 milhões investidos nas obras e nos programas entregues e em andamento.
As plenárias do OP 2022 tiveram início com a fase sub-regional, que engloba 27 reuniões. Depois serão 11 plenárias regionais e 7 plenárias temáticas (Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária será em 7 de julho.
Plenárias temáticas
A Plenária das Pessoas com Deficiência, primeira plenária temática do ano, que seria realizada na quarta-feira (4), foi transferida para o dia 20, às 14h, no Instituto de Cegos Santa Luzia (Av. Padre Antônio Cezarino, nº 852, Vila Xavier). As plenárias temáticas envolvem sete públicos específicos, divididos em Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade.