No mês das mães Araraquara recebe o espetáculo teatral “Desaparecidas”

Domingo (15) tem oficina criativa voltada exclusivamente para mulheres/mães (14h) e espetáculo “Desaparecidas”, da Cia. Efêmera de Teatro (19h); programação é gratuita

09/05/2022 - 21h20

O Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues recebe, no domingo, dia 15 de maio, às 19 horas, em apresentação única e gratuita, o espetáculo “Desaparecidas”, da Cia. Efêmera de Teatro, de Piracicaba. Também será realizada uma oficina criativa voltada, exclusivamente, para mulheres/mães, no Centro de Referência da Mulher, a partir das 14h. Todas as atividades são gratuitas.

Contemplado pelo Proac, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, “Desaparecidas” é um espetáculo que reflete questões relacionadas à maternidade. Esse tema surgiu a partir do questionamento feito pelas atrizes e mães Daniela Cavagis e Vânia Lima: Onde foram parar as MULHERES que se tornaram mães? Surgindo, assim, a peça de teatro com uma linguagem contemporânea e lírica, que, além de Daniela e Vânia, também traz no elenco a atriz e mãe Kelly Aguiar.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa cujo mote inicial emergiu da necessidade de falar sobre a identidade da mulher pós-maternidade. O trabalho foi construído a partir de oficinas artísticas em bairros da periferia da cidade de Piracicaba, que tinham o propósito de compartilhar experiências entre mães, trazendo, assim, para a cena mais vozes e tornando o espetáculo mais abrangente e múltiplo do que seria se houvesse apenas os depoimentos pessoais das atrizes.

Simbolicamente, as mulheres desaparecem para dar à luz e se tornar “mães”. As oficinas de teatro, dança e música serviram como ferramentas para auxiliar as atrizes-criadoras a provocar um momento de autoanálise nas participantes, colher seus relatos sobre a experiência da maternidade, e, posteriormente, levar para a cena a diversidade de afetos que surgem nas mulheres a partir da maternidade, como os impactos físicos, emocionais e sociais.

Assim, no espetáculo “Desaparecidas”, há uma investigação sobre o desaparecimento de uma mulher, com as atrizes narrando, cantando e vivenciando histórias, delírios e fatos por meio de uma linguagem contemporânea e lírica.

A vinda do espetáculo para Araraquara conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, em parceria com o Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para Mulheres.

 

Encontro Criativo para mães - A partir do processo criativo do espetáculo teatral “Desaparecidas”, mulheres/mães acima de 18 anos são convidadas para um refúgio no espaço-tempo.

“Pretendemos refletir e inspirar, trazendo como ponto de partida o reconhecimento da mulher que se é para além da maternidade. Um momento para lembrar-se de si através de jogos teatrais, experimentos corporais e música. Pretende-se que este encontro seja apenas para as mães, mas caso seja necessário sinta-se à vontade para chegar com sua cria”, apontam as organizadoras.

“Ainda, seguiremos todos os protocolos de segurança para prevenção de contaminação da Covid-19. Dentre eles: uso obrigatório de máscara, apresentação do cartão de vacinação, medição de temperatura no momento da entrada, e álcool em gel para higienização das mãos”, lembram.

 

Espetáculo “Desaparecidas” - Ficha técnica:

Criação, atuação, encenação: Daniela Cavagis, Kelly Aguiar e Vânia Lima

Guardiã da encenação e pesquisa na primeira fase: Alessandra San Martin

Direção musical: Hilara Crestana e Alexandre Bueno

Arranjos: Hilara Crestana e Alexandre Bueno

Figurinos: Thaís Dias

Produção executiva: Daniela Cavagis

Direção de Produção: Vânia Lima

Fotografia/ Vídeo: Leonardo Zimmerman

Iluminador: Felipe de Menezes

Técnica de som: Juliana Galesi

Técnico de luz: Augusto Saraiva

Concepção cenográfica: Cia. Efêmera

Cenógrafo: Daniel Barbosa

Designer gráfico: Maia

Produção Local: Ana Flávia Rodrigues

Depoimentos em vídeo: Adriana Cardoso, Ana Regina Souza, Andréia Setten Fagundes de Lima, Carolina Nagayoshi, Cláudia Fernanda M. Bocaína, Cleyde Mariano, Deise Ellen, Dolores San Martin diNardi, Eliene G. Dos Santos, Elza Arruda, Giovana Ap. N. Galdi, Gislaine Tozzi, Josélia E. Da Silva, Juliana Aparecida dos Santos, Juliana Galesi, Jusimara Maia, Lilyan Telles, Mame tu Yademaza, Maria Alice Gonçalves, Maria de Fátima Silva Aguiar, Maria de Lourdes Marques, Maria do Socorro, Maria José Gallucci, Marlucia Franca Nogueira, Mayra Kristina de Camargo, Patrícia Montanhere, Pia Barnabé, Priscila Cristina Ferreira Fernandes Moraes, Raquel Coelho, Rogéria Cardozo, Rosana Andrade, Samira Maroum, Vivian Valverde Martins, Yara Aparecida de Mello.

 

SERVIÇO:

· Encontro Criativo para Mães

Data: domingo (15 de maio)

Horário: 14 horas

Local: Centro de Referência da Mulher - Av. Espanha, 532 - Centro

15 vagas (ordem de chegada)

 

· Espetáculo “Desaparecidas”

Data: domingo (15 de maio)

Horário: 19 horas

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues - Av. Espanha, 485 – Centro

 

Grátis