Campeão de Jiu Jitsu precisa de apoio para continuar representando Araraquara em competições

O vereador Aluisio Boi conversou com o atleta formado em projeto social, que brilha no exterior

09/05/2022 - 21h33

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), incentivador de todas as modalidades esportivas em Araraquara, recebeu na tarde desta sexta-feira (6) a visita do atleta de Jiu Jitsu Guilherme Cypriano.

Cypriano tem no currículo, entre outros, o título de campeão pan-americano peso pesado e absoluto - faixa roxa, conquistado esse ano nos Estados Unidos e o de campeão mundial - faixa azul, de 2019, também nos Estados Unidos. Entretanto, ele precisa de apoio. “Nós viemos aqui conversar com o presidente da Câmara, para tentar conseguir mais apoio, uma ajuda a mais, e mostrar o meu nome para a cidade de Araraquara. Temos conquistado nossos objetivos com bastante determinação e foco, e vamos conquistar mais, se Deus quiser”, disse o atleta.

Ele estava acompanhado de sua mãe, Margarete Carmo, e do jornalista esportivo Rodrigo Coutinho Sossolote (Soró), que é outro amante de todas as modalidades esportivas e afirma que o lutador de Jiu Jitsu tem possibilidade de levar o nome de Araraquara para o mundo. “Isso ele já vem fazendo, inclusive eu vou presenteá-lo com uma camisa da Ferroviária, que ele vai usar no campeonato mundial, que acontece no meio do ano, nos Estados Unidos. O Guilherme necessita de mais apoio, pois é um prata da casa e precisa ser reconhecido e, assim, buscar novas conquistas.”

O lutador falou sobre o seu trabalho atual, sobre as medalhas e sobre o início da carreira. Ele começou aos 13 anos, em um projeto social chamado Bushidô, o caminho do guerreiro, e nunca mais parou. Aos 17 anos foi para São Paulo para treinar profissionalmente. Entretanto, com as dificuldades encontradas no caminho, às vezes fica sem participar de campeonatos por falta de dinheiro, pois a maioria das competições é realizada nos Estados Unidos da América.

“A trajetória do Guilherme Cypriano é muito rica e precisa ser mais divulgada em Araraquara. Casos de sucesso como o dele servem de exemplo e de incentivo para os jovens. Temos que mostrar os seus feitos, pois o esporte agrega valores, gera grandes amizades, civismo e tem como pilar principal a família. É disso que a nossa juventude precisa. Ele me disse que em suas competições sempre deixa registrado que é filho de Araraquara. Vamos nos movimentar para tentar ajuda-lo”, salientou Boi.

O parlamentar vai agendar uma reunião com o prefeito Edinho Silva e com a secretária de Esportes, Milena Pavanelli, para apresentar o atleta campeão, e, na Câmara, pretende homenagear Guilherme Cypriano com a Medalha do Mérito Desportivo, honraria destinada a atletas que se destacam nas mais variadas modalidades desportivas, no âmbito regional, estadual, nacional e internacional, engrandecendo o nome de Araraquara.

 

Guilherme Cypriano – Atleta Profissional de Jiu Jitsu - Principais Títulos

- Campeão Panamericano IBJJF 2022 (Flórida/USA). Peso Pesado e Absoluto/ Faixa Roxa

- Vice-campeão Panamericano IBJJF 2021 (Flórida/USA). 3º Colocado Absoluto / Faixa Roxa

- Terceiro colocado Campeonato Mundial IBJJF 2021 (Califórnia/USA) - 3º Colocado Absoluto / Faixa Roxa

- Campeão Panamericano NOGI IBJJF 2019 (Nova York/USA) - Peso Super Pesado / Faixa Roxa

- Campeão Mundial IBJJF 2019 - (Califórnia/USA) Peso Pesado / Faixa Azul

- Campeão Brasileiro CBJJ 2018 e 2016 - (São Paulo/BR) Peso Super Pesado/ Faixa Azul