Araraquara sedia capacitação de oficina preparatória da Operação Estiagem

Fotógrafo: Tetê Viviani
10/05/2022 - 23h42

A oficina preparatória da Operação Estiagem realizada nesta terça-feira (10) pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, no Centro Internacional de Convenção, no Jardim Primavera, reuniu líderes da Defesa Civil de 13 municípios da região central do estado. A capacitação foi ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Araraquara. 

“A oficina preparatória da Operação Estiagem é um evento importante para nossa região e visa capacitar os agentes da Defesa Civil dos municípios para ações preventivas de queimadas urbanas em cobertura vegetal. Tivemos aulas teóricas e práticas, regras de segurança, deslocamentos em terrenos e também instruções sobre material básico de combate a incêndio”, relatou o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos em Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior. 

Para o coordenador regional da Defesa Civil Amarildo Calegari, as ações integradas dos municípios mais próximos são fundamentais para o enfrentamento ao período crítico da estiagem. “O nosso objetivo é capacitar os municípios da região de Araraquara com equipes de brigadistas para que possam combater em terrenos de pequenas proporções incêndios em vegetação. E assim o Corpo de Bombeiros possa atuar em áreas maiores”, projetou Calegari. 

A ação integrada dos municípios também foi elogiada pelo diretor municipal da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Fernando Caballero. “A capacitação é de extrema importância. Agora, nós teremos pela frente pelo menos         quatro meses de estiagem e com informação e capacitação um município poderá ajudar o outro mais próximo e Araraquara está fomentado essa integração”, resumiu Caballero. 

A capacitação é também fundamental para que o município de porte menor pleiteie ao Estado equipamentos para o combate a incêndio em vegetação – abafador de chama, botas, bomba costal, entre outros.

 

Denúncias 

As denúncias de queimadas em pequenas áreas urbanas, privadas e municipais, tem o telefone (16) 3339-5000, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à disposição da população. Já os incêndios em áreas de grande proporção devem ser comunicados imediatamente ao Corpo de Bombeiros pelo 193.