Prefeitura retira três caminhões de inservíveis de imóvel no Adalberto Roxo

Material pertencia a um acumulador compulsivo e era alvo de reclamações da vizinhança

17/05/2022 - 18h59

Nesta terça-feira (17), as equipes de combate a endemias da Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Vitória, retiraram três caminhões de materiais inservíveis da residência de um acumulador compulsivo no Jardim Adalberto Roxo. Ao todo, foram removidos um total 3.210kg de objetos do imóvel que já era alvo de reclamações da vizinhança há algum tempo.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, relata que o morador teve a oportunidade de realizar a limpeza antes da atuação do município. "Esse problema foi identificado durante o trabalho de arrastão e o morador não permitiu a retirada dos materiais. Esse imóvel já era acompanhado pela nossa equipe e era cadastrado como Mini Ponto Estratégico. Ele já tinha recebido orientações por escrito para organizar e vender o que era reciclável, mas não atendeu essas orientações. Nós conversamos pessoalmente, mas ele não permitiu a retirada. Os vizinhos não aguentavam mais a situação e sofriam com o aparecimento de mosquitos e animais peçonhentos, por isso nos comprometemos a solucionar o problema e se fosse necessário, entrar com pedido judicial. E foi o que ocorreu. Recebemos a resposta esta semana e realizamos a ação de limpeza", conta.

Com o alto número de casos de dengue em Araraquara, a Prefeitura segue intensificando seu trabalho voltado para o bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O trabalho é realizado em mais de 30 mil casas por mês. Levantamentos apontam que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em metade delas o trabalho das equipes da Prefeitura não é concluído por falta de autorização para a entrada.

Programação desta quarta-feira

Nesta quarta-feira (18), os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa em busca de possíveis criadouros nos bairros da Vila Xavier, Carmo, Vila Santa Maria e Jardim Marivan. Já a nebulização passará pelo Jardim Nova Época, enquanto o fumacê será realizado no Jardim Universal e no Jardim São Gabriel.

Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. É importante observar a identificação do agente e autorizar a sua entrada. Em caso de dúvida, o morador também pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.

Vale lembrar que o descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural também causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

Números da epidemia

Segundo números divulgados nesta terça-feira (17) pela Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 7.704 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 701 casos em fevereiro, 4.181 em março, 2.475 em abril e 197 em maio. Neste ano, 12 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.