Projeto Gol do Brasil tem início nesta sexta-feira (29)

Solenidade da aula inaugural será realizada às 11h30 no campo da Praça Scalamandré Sobrinho

Fotógrafo: Prefeitura de Araraquara
19/05/2022 - 19h54

Será realizada nesta sexta-feira (20), às 11h30, no campo da Praça Scalamandré Sobrinho, a solenidade que marcará a aula inaugural do projeto social Gol do Brasil, que é uma parceria da Prefeitura com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes, meninos e meninas, de 6 a 17 anos. O evento contará com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.

O projeto visa promover educação e cidadania de crianças e adolescentes através da modalidade de futebol, utilizando o esporte como meio de transformação social, juntamente com a metodologia exclusiva de ensino da CBF. O projeto será desenvolvido na Secretaria de Esportes e Lazer e com o suporte da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, além das demais políticas públicas do município.

O encontro terá a participação do coordenador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Bruno Abrão Rosell, e do diretor de Integração e Desenvolvimento da Federação Paulista de Futebol, Renato Almeida. Eles serão recebidos pelo prefeito Edinho, pela secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, pela presidente da Fundesport e coordenadora executiva de Projetos Sociais e Esportivos, Roseli Gustavo, e pela gerente de Projetos Esportivos da Secretaria de Esportes e Lazer, Giovana Carvalho.

A solenidade marcará a fase de implementação do projeto nas suas atividades práticas, etapa posterior à capacitação dos profissionais, que aconteceu de forma online e também presencial, com a participação de 40 professores que passaram pela formação oferecida pela CBF para atuar na iniciativa que tem capacidade para atender 240 meninos e meninas. O evento também contará com a distribuição dos uniformes para os alunos.

Habilidades para a vida

Giovana Carvalho conta que o projeto também irá desenvolver habilidades para a vida, que estão especificadas em temas que ilustram cartazes colocados no campo e que serão abordados durante as aulas. "Essas habilidades serão trabalhadas em todas as aulas junto com a prática esportiva e envolvem autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, como lidar com os sentimentos e o estresse, e comunicação eficaz", revela a gerente de Projetos Esportivos.

As aulas serão ministradas às terças e quintas, com três turmas em cada período. Pela manhã, a primeira turma, formada por meninos com idade sub-7 e sub-9, terão suas aulas realizadas das 8h30 às 9h15. A segunda turma, que terá aulas das 9h30 às 10h15, envolvem os alunos sub-11 e sub-13. A terceira turma, composta por alunos sub-15 e sub-17, terão suas aulas das 10h30 às 11h15. À tarde, a primeira turma (sub-15 e sub-17) terão suas aulas realizadas das 14h às 14h45, a segunda (sub-11 e sub-13) das 15h às 15h45, e a terceira (sub-7 e sub-9) das 16h às 16h45.