Goleira da Ferroviária é convocada pela Seleção Brasileira

Luciana integra a lista da técnica Pia Sundhage para a disputa da Copa América

Fotógrafo: Tiago Pavini/Ferroviária
06/06/2022 - 23h54

A goleira Luciana, da Ferroviária, foi convocada pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa América Feminina Colômbia 2022. A afeana integra a lista de 24 jogadoras anunciada nesta segunda-feira (6) pela técnica Pia Sundhage. A atacante araraquarense Bia Zaneratto, do Palmeiras, também integra a lista. Maior campeã da competição, a equipe brasileira irá em busca do oitavo título sul-americano. O torneio acontecerá entre os dias 8 a 30 de julho nas cidades de Armênia, Cali e Bucaramanga, na Colômbia.

As atletas convocadas também defenderão a Seleção Feminina nos amistosos da Data FIFA de junho, diante da Dinamarca e Suécia, entre os dias 20 a 29. O Brasil enfrentará a seleção dinamarquesa no dia 24 de junho, às 14h (Horário de Brasília), no Estádio Parken, em Copenhague (Dinamarca). No dia 28, a Canarinho encara as suecas, às 13h30 (Horário de Brasília), na Friends Arena, em Estocolmo (Suécia).

Com um elenco passando por renovação, Luciana é uma das seis atletas que já disputaram a competição continental, ao lado da goleira Letícia Izidoro, das defensoras Rafaelle e Tamires, e das atacantes Debinha e Bia Zaneratto.

Aos 35 anos de idade, a goleira coleciona conquistas com a camisa 1 da Ferroviária, como o Paulista de 2013, os Brasileiros de 2014 e 2019, a Copa do Brasil de 2014 e a Libertadores de 2020 (disputada em 2021 por conta da pandemia). Sua última convocação foi em março de 2021, porém acabou ficando fora dos Jogos Olímpicos do Japão. Mesmo assim, o ano foi proveitoso para a goleira, que foi um dos destaques da equipe que chegou às semifinais das três competições que disputou: Paulista, Brasileiro e Libertadores. No final do ano, foi eleita a melhor goleira do Brasileirão 2021.

A Copa América dará três vagas diretas para a Copa do Mundo FIFA da Nova Zelândia e da Austrália 2023. A equipe campeã continental também garante automaticamente classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Seleção Feminina está no Grupo B, ao lado de Peru, Venezuela, Uruguai e Argentina. A estreia será no dia 9 de julho diante das argentinas, no Estádio Centenário, em Armenia (COL).


CONVOCADAS

Goleiras:

Letícia - Corinthians

Lorena - Grêmio

Luciana - Ferroviária


Defensoras:

Antonia

Fernanda Palermo - São Paulo

Kathellen - Inter de Milão (Itália)

Letícia Santos - Frankfurt (Alemanha)

Tainara - Bayern de Munique (Alemanha)

Tamires - Corinthians

Rafaelle - Arsenal (Inglaterra)


Meio-campistas:

Adriana - Corinthians

Angelina - OL Reign (EUA)

Ary Borges - Palmeiras

Duda Santos - Palmeiras

Gabi Portilho - Corinthians

Kerolin - North Caroline Courage (EUA)

Luana - Paris Saint-Germain (França)

Maria Eduarda Francelino - Flamengo

Maria Eduarda Sampaio - Internacional *

*convocada apenas para os jogos contra Dinamarca e Suécia


Atacantes:

Bia Zaneratto - Palmeiras

Debinha - North Caroline Courage (EUA)

Gabi Nunes - Madrid CFF (Espanha)

Geyse - Madrid CFF (Espanha)

Gio - Levante (Espanha)