Vizinhanças de casa abandonada no Jardim América comemoram fim do sofrimento

O local vinha oferecendo riscos a população há mais de 20 anos

Fotógrafo: João Pires/LBF
14/10/2011 - 02h55

Uma casa abandonada há mais de 20 anos, localizada no Jardim América, totalmente destruída pela ação do tempo, já acumulava grande volume de entulho. A situação foi resolvida depois de uma visita do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Vereador Aluisio Braz – Boi (PMDB) e o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) ao local. O chefe do Executivo determinou o recolhimento imediato do material inservível acumulado.
Desde que assumiu o mandato como vereador, Boi vem tentando acabar com os problemas de casas abandonadas em Araraquara. No caso do imóvel do Jardim América, o local vinha sendo discutido há anos, e sendo solicitado o recolhimento dos entulhos pela população, que alegavam insegurança, já que a área era utilizada para vandalismo.
Com a casa totalmente demolida devido ao tempo de abandono, o prefeito Marcelo Barbieri, em visita ao local, ficou impressionado com a sujeira, e ligou imediatamente para o secretário de Serviços Público, Paulo Maranata, solicitando o recolhimento do entulho para acabar com a situação de risco da comunidade, que além da violência, também sofria com o acúmulo de água parada e bichos peçonhentos.
Boi ainda aproveitou a oportunidade para alertar que em Araraquara, muitos moradores sofrem com esta situação, e que espera da secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra Lima, uma Lei sobre o Instituto do Abandono, para acabar com o problema na cidade.
“Não podemos aceitar, que por causa da irresponsabilidade de alguns proprietários, a vizinhança sofra. Casas abandonadas são pontos de encontro de usuários de drogas e de prostituição. Além disso, a população se sente ameaçada pelas pessoas que freqüentam o lugar, e tem medo de passar diante da casa, com medo de serem abordadas. Estou esperando o projeto que deve vir da Prefeitura criando o Instituto do abandono, que punirá através de multas, donos de casas abandonadas, e dessa forma acabar com este problema que preocupa os cidadãos araraquarenses”, explicou Boi.