SEST SENAT Araraquara oferece curso gratuito de capacitação para motofretista

Com foco na qualificação e geração de renda, iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo

09/06/2022 - 20h15

Com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o SEST SENAT Araraquara, em parceria com o Governo de São Paulo e do Detran SP, está oferecendo curso de capacitação gratuito voltado para motofretistas, através do Programa Motofretista Seguro.

O curso tem foco na formação e atualização, com oportunidades de práticas de aperfeiçoamento, maior inclusão e melhor convivência no trânsito. O público alvo são motofretistas que precisam regularizar a situação da CNH. É preciso ter idade mínima de 21 anos e possuir CNH.

“É uma oportunidade de capacitação gratuita e com a vantagem de o curso teórico ser EAD, ou seja, o motofretista pode acompanhar pelo celular ou pelo computador no dia e na hora que for mais conveniente, sem atrapalhar a sua rotina diária de trabalho. Concluída essa fase, ele passa pelo curso prático na nossa unidade. Tudo muito prático e acessível”, destaca Sandra Castro, diretora operacional do SEST SENAT, que se reuniu nesta quarta-feira (8), no Paço Municipal, com o vice-prefeito Damiano Neto, secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Turismo.

Também presente na reunião, Claudia Aparecida da Silva, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, enfatizou que o Programa Motofretista Seguro oferece capacitação e a possibilidade de criação de uma rede de proteção da categoria, já que contribui com a segurança de quem exerce essa atividade com conhecimentos e a padronização de ações.

Outra vantagem, segundo ela, é que os condutores com a CNH regularizada poderão ter acesso a linhas de crédito especiais junto ao Banco do Povo Paulista (BPP) para aquisição de motos e equipamentos, além de condições diferenciadas de financiamentos com empresas parceiras do Programa.

 

Geração de renda 

Damiano Neto destaca o Programa Motofretista Seguro como uma importante oportunidade de legalização da atividade; uma forma do profissional motofretista se aperfeiçoar. “Com essa oportunidade aberta no SEST SENAT, esses profissionais motofretistas vão poder trabalhar capacitados e dentro da legalidade, inclusive como MEI [Microempreendedor Individual]”, avalia Damiano, lembrando que o curso especializado de motofretista é uma exigência legal para motociclistas que querem trabalhar com o transporte de pequenas cargas. A norma está prevista na Resolução 350 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 2010 e que começou a ser fiscalizada no ano passado.

“Também é uma forma de inserção no mercado de trabalho de quem quer começar nessa atividade, com tudo legalizado. Temos trabalhado muito na organização das diferentes categorias, com foco na geração de emprego em renda, essa iniciativa agrega às nossas ações de fomento às cooperativas”, ressalta o vice-prefeito.

Os interessados devem se cadastrar no programa acessando o site do Detran SP (https://www. motofretistaseguro.sp.gov.br). O curso teórico será oferecido totalmente online e, na sequência, após a sua conclusão, os aprovados deverão procurar a unidade do SEST SENAT para a realização do módulo prático de pilotagem.

A unidade do SEST SENAT em Araraquara fica na Rua Antenor Elias, 1450 – Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3336-2090 ou pelo WhatsApp (16) 99964-7321.