Pacientes que tiveram covid precisam de acompanhamento médico pós-doença”, ressalta Roberto Kalil

O cardiologista diz que os idosos são os que apresentam mais sequelas, mas todos devem cuidar especialmente do coração

Fonte: GBR Comunicação 14/06/2022 - 21h45

Quem teve Covid 19 não deve se descuidar, pois estudos mostram que, mesmo após meses a alta médica, muitos pacientes ainda apresentam sequelas, em especial os idosos. Estudos mostram que muitos idosos apresentam mais condições de desenvolver doenças como insuficiência respiratória, pressão alta, fadiga e diagnósticos com algum problema de saúde mental.

O professor doutor Roberto Kalil, Presidente do Conselho Diretor do InCor e diretor geral de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, explica que estudos de ressonância magnética mostraram que a Covid 19 é também uma doença vascular: 78% dos pacientes curados ainda tinham sinais sugestivos de inflamação no coração 70 dias após receberem alta, ainda que sem sintomas. Por isso é importante fazer acompanhamento médico, afirma, acrescentando que os relatos de falta de ar, perda de olfato e paladar, tonturas e até dificuldade de raciocínio entre os que já contraíram o vírus são bastante comuns.

Mas não são apenas os idosos que podem ter problemas cardíacos pós-covid. “Todos os pacientes podem estar sujeitos a doenças cardiovasculares”, diz dr. Roberto Kalil. Por isso, ele recomenda que, antes de retomar as atividades físicas e esportivas, os pacientes de Covid façam uma avaliação cardiológica.