Segunda-feira (20): performance na praça e Café de Investigação agitam programação da SLAMC

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta “Constelação Morango” em frente ao Palacete das Rosas e o primeiro Café de Investigação no Palacete das Rosas

Fotógrafo: Nina Pires | @ninapires_fotoevideo
15/06/2022 - 23h22

A programação da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta nesta segunda-feira, 20 de junho, a performance “Constelação Morango” com os artistas visuais Marcus Braga e Pedro Lorenzetti e o primeiro Café de Investigação: “Escrita Cidadã e a Função Social de Agentes Culturais no Brasil Contemporâneo”, com Daniele Sampaio. Toda a programação é gratuita e é necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos.

Às 16h30, em frente ao Palacete das Rosas, acontece a performance “Constelação Morango” (selecionada via edital), com concepção e performance do artista visual Marcus Braga e interlocução e fotografia de Pedro Lorenzetti, também artista visual.

“Constelação Morango” é uma performance para comer morangos e meditar sobre o amor enquanto se cria uma constelação com as folhas da fruta pelas paredes. A associação do morango ao amor é antiga e segue forte nos nossos tempos: podemos encontrá-la nos mais diversos segmentos, desde anúncios publicitários a feitiços caseiros.

Ao brincar com a forma estelar das folhas, a performance deseja aproveitar o imaginário que envolve a fruta para apresentar uma nova possibilidade para uso desse material, dando um destino incomum para a parte do morango que seria descartada após o consumo.

 

Café de Investigação - O primeiro Café de Investigação da SLAMC será nesta segunda, às 19 horas, no Palacete das Rosas: “Escrita Cidadã e a Função Social de Agentes Culturais no Brasil Contemporâneo”, com Daniele Sampaio.

O encontro aborda os principais desafios enfrentados por agentes culturais para o acesso a fontes de financiamento, imprescindíveis para a consolidação de um percurso artístico consistente: a elaboração de projetos.

Afinal, dentre os principais desafios enfrentados por agentes culturais está o acesso a fontes de financiamento, imprescindíveis para a consolidação de um percurso artístico consistente. O primeiro passo para superar esta realidade envolve a elaboração do projeto, quando se dá contorno textual às ideias. No entanto, escrever é bem mais do que uma dinâmica de perguntas e respostas.

O foco é: como agentes culturais podem empreender a escrita de modo sensível e atento ao projeto artístico e como essa escrita pode resultar em uma atuação cidadã, política e socialmente responsável. Para além do domínio da técnica – a qual é fundamental - como agentes culturais podem empreender a escrita de modo sensível e atento ao projeto artístico? Diante dos desafios dos nossos tempos, como essa escrita pode resultar em uma atuação cidadã, política e socialmente responsável?

O encontro tem como objetivo cultivar outros modos de fazer, procurando conectar ações cotidianas à construção de agendas e futuros. Um convite a uma atuação mais consciente, efetiva e responsável.

Daniele Sampaio é trabalhadora da Cultura no Brasil. Atua como produtora, gestora cultural e pesquisadora de políticas culturais, sendo Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, com Bacharelado em Ciências Sociais e Mestrado em Artes da Cena pela Unicamp.

É fundadora da SIM! Cultura e atua, desde 2006, em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Realizou projetos em várias cidades brasileiras e também no exterior: Suíça, Espanha, Escócia, Marrocos, Kosovo e Polônia. É autora dos livros “Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski” (2020) e “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas (2021), ambos pela Editora Javali.

 

SLAMC - A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa será realizada de 18 a 25 de junho, com apresentações cênicas, performances, oficinas, encontros no Café de Investigação, cenas curtas e mesas redondas.

A provocação dessa edição apresenta o tema: “Encontros Mais Que Possíveis”. A proposta inspira-se na ideia de diálogos ficcionais, imaginários, entre três nomes muito relevantes para a história do teatro brasileiro: Oswald de Andrade, na condição de componente do chamado “Grupo dos cinco” da Semana de Arte Moderna de 1922, Zé Celso e Luís Antonio Martinez Corrêa, artistas araraquarenses de grande relevância no teatro brasileiro.

Com curadoria da atriz Nilceia Vicente e o ator Victor Ferrari como coordenador de produção, a 34ª SLAMC vem com uma importante provocação: ao voltar para o passado e rever os movimentos artísticos que reformularam o pensamento sobre o fazer cultural, a aproximação da arte com a sociedade e a forma como esses rompantes artísticos vêm sendo refeitos ao longo do tempo, é também projetar- se para o futuro.

A SLAMC é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Coordenadoria Executiva de Cultura e tem o apoio da Unesp Araraquara, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara. Toda a programação é gratuita e as informações podem ser acompanhadas pelo site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara e no Instagram da SLAMC (@slamc_aqa).

 

“Constelação Morango” - ficha técnica:

Concepção e performance: Marcus Braga

Interlocução e fotografia: Pedro Lorenzetti

Classificação etária: livre

Duração: 30 min

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC)

Data: segunda-feira (20/06)

 

16h30: Performance “Constelação Morango”

Local: em frente ao Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

19h: Café de Investigação “Escrita Cidadã e a Função Social de Agentes Culturais no Brasil Contemporâneo”

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

 

Grátis - É necessária a apresentação do comprovante de vacina e obrigatório o uso de máscara durante os eventos