Simpósio discute cuidados com saúde de bebês de risco

18/10/2011 - 01h57

Nessa segunda-feira (17), tiveram início as inscrições para o Simpósio “Cuidados e acompanhamento multidisciplinar de bebês de risco: da gravidez à educação infantil”, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (CDIP) e Programa DST/Aids, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.
O Simpósio, que acontece entre os dias 22 e 23 de novembro no auditório da Uniara, tem como objetivo atrair a atenção dos profissionais da saúde para a necessidade de cuidados especializados a bebês considerados de “risco” ao nascer, bem como de um acompanhamento multidisciplinar, para prevenir possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento.
De acordo com a fisioterapeuta do CDIP, Elaine Raniero, “o Simpósio também se propõe à atualização e capacitação dos profissionais que atuam nessa área”.


Inscrições

Até o dia 7 de novembro, as inscrições estarão abertas somente para profissionais de nível superior que trabalham com crianças como enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, pedagogos, fonoaudiólogos, odontopediatras, médicos obstetras, pediatras, neurologistas e demais especialidades pediátricas.
Já entre 8 e 17 de novembro, demais profissionais, estudantes de graduação e população em geral poderão efetuar sua inscrição.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br). A organização do Simpósio estipulou uma taxa de inscrição solidária. No dia do evento, o participante poderá doar uma lata de leite em pó, própria para bebês recém-nascidos até seis meses de vida.


Programação 

A programação do Simpósio contará com experientes profissionais na área dos cuidados a bebês de risco dentre as mais diversas especialidades. “Trouxemos profissionais que irão acrescentar muito nas temáticas propostas para o Simpósio”, destaca a fisioterapeuta.
Entre os temas que serão abordados estão os trabalhos desenvolvidos pelo CDIP e pelo programa DST/Aids; transmissão vertical de doenças sexualmente transmissíveis; vínculo entre mãe e filho; UTI neonatal; amamentação; afecções ortopédicas; diagnóstico precoce de déficit visual; humanização e integralidade no atendimento a bebês de risco; avaliação neurológica do bebê de risco; educação especial entre outros assuntos.
Apóiam o evento a MeadJohnson Nutricion, Book Toy, Semed, Ferro e Aço Demarqui, Companhia de Bebidas Ipiranga, Ramos, Unimed, Uni Imagem, 101% Fashion Profile e Uniara.