Base feminina da Ferroviária disputa dez competições

Ao final de 2022, as várias categorias da Locomotiva serão as únicas no estado de São Paulo em todas as disputas

Fotógrafo: Tiago Pavini/Ferroviária
30/06/2022 - 21h17

Como uma das primeiras equipes de futebol feminino do Brasil, a Ferroviária é a única equipe do estado de São Paulo a disputar competições em todas as categorias de base em 2022, de acordo com o site do clube.

Somente no primeiro semestre, as Guerreirinhas Grenás já participaram do Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17, além da Conmebol Fiesta Evolución Sub-16 (também chamada “Libertadores da América”), da qual sagraram-se campeãs, em junho, no Paraguai.

Ainda nesta temporada, a base da Locomotiva disputará o Campeonato Paulista Sub-15, Sub-17 e Sub-20, o Festival da Federação Paulista de Futebol Sub-14, a Liga de Desenvolvimento Sub-16 e a Copa Nike Sub-17.

Também deve disputar a Disney Cup, em Orlando-EUA, cuja vaga foi assegurada após a conquista da “Libertadores sub-16”, e a Liga de Desenvolvimento Sub-14, dependendo da definição do regulamento.

Para a coordenadora do futebol feminino da Ferroviária, Nuéli Silveira, a presença grená em todas as competições de base é essencial para o êxito da equipe principal.

“Ter nossas atletas disputando o maior número possível de partidas é de suma importância para o desenvolvimento delas durante o processo de formação”, explica.

Ainda segundo Nuéli, as competições são importantes porque oferecem as sensações que somente uma partida oficial de futebol pode proporcionar.

“Isso faz com que a Ferroviária continue olhando para o futuro, com um trabalho a longo prazo, já sabendo que terá atletas preparadas quando chegarem à categoria profissional”, acrescenta.

Suporte

Nuéli Silveira também enaltece a direção do clube pelo suporte e respaldo ao futebol feminino das Guerreiras Grenás a partir da base, que permite a participação nas mais diversas competições.

Apesar de não ser o clube com maior investimento no futebol feminino, a Ferroviária segue competitiva graças à estrutura, ao planejamento e aos seus profissionais qualificados, ainda segundo Nuéli.

Por conta de todos esses fatores, a Ferroviária conta hoje com atletas convocadas para as seleções principais do Brasil e do Paraguai, respectivamente, a goleira Luciana e a atacante Fauny Gauto, para as disputas da Copa América Feminina, agora em julho, no Chile.

Também tem duas atletas na Seleção Brasileira Sub-20, a goleira Yanne e a atacante Aline Gomes, ambas em período de preparação para futuras competições.

E mais: em abril, Yanne foi campeã sul-americana no Chile com a Seleção Brasileira Sub-20. Em março, Aline Gomes, a goleira Leilane, a lateral-esquerda Yasmin, a zagueira Ana Grazyelle e as também atacantes Rhaissa e Nathalia Vendito conquistaram o tetra sul-americano na Colômbia, com a Seleção Sub-17.