Instituto de Química Araraquara tem história retratada em livro

Além de contar a história do Instituto de Química UNESP Araraquara, o livro contém depoimentos de ex-alunos, funcionários e servidores

Fotógrafo: João Pires/LBF
18/10/2011 - 02h09

O Instituto de Química da UNESP Araraquara lançou na tarde desta segunda-feira (17) o livro “Intrepidez e determinação marcam história”. O livro relata os 50 anos de criação do Curso de Química em Araraquara. 
Durante a solenidade de lançamento do livro e abertura da 41ª Semana da Química, o diretor do instituto, professor doutor José Roberto Hernandes, afirmou que o Instituto de Química de Araraquara cultivou o passado com orgulho, vive o presente e pensa no futuro. “Vamos crescer mais, com a criação de novos cursos e a ampliação da área física, o futuro do Instituto de Química é promissor”, afirmou Hernandes.
Segundo o professor doutor Nilso Barelli, presidente da Comissão do Cinquentenário do IQ, além de dados oficiais, o objetivo do livro é mostrar o alcance do Curso de Química no país e no exterior.
Além do lançamento do livro, houve ainda uma homenagem ao professor doutor Koshun IHA, ex-aluno do Instituto. O professor, que até o início da solenidade não sabia da homenagem, afirmou que ser homenageado pelo Instituto de Química é uma honra para qualquer pessoa ilustre, mais ainda por um ex-aluno. “Não sou eu o homenageado, esta homenagem é prestada a turma de 1973, aos alunos, funcionários e professores da época”, disse Koshun.
Segundo Hernandes, na década de 60 o Curso de Química de Araraquara era o único do interior de São Paulo. “O Curso foi o inspirador para a criação de cursos de química em outras cidades da região. Quem viu o Instituto de Química antes e quem o vê hoje se surpreende, já formamos dois mil profissionais, mil e cem pós-graduados”, afirmou o diretor.
Durante o evento foi ressaltada ainda a memória do professor Waldemar Saffioti, criador do curso em Araraquara.
O livro “Intrepidez e determinação marcam história” está disponível para aquisição no Instituto de Química Araraquara.