Atletas da juventude e da natação master são homenageados pela Prefeitura

Modalidades melhores colocadas nos Jogos Abertos da Juventude e equipe de natação campeã do XXV Torneio Aberto Brasil Masters foram recebidas pelo prefeito Edinho na quarta-feira (27)

Fotógrafo: Tetê Viviani
28/07/2022 - 19h16

O prefeito Edinho recepcionou em uma solenidade na Prefeitura, no final da tarde de quarta-feira (27), a equipe de natação campeã do XXV Torneio Aberto Brasil Masters de Natação e os atletas das modalidades de Araraquara melhores colocadas nos Jogos Abertos da Juventude.

A equipe de natação master de Araraquara, composta por dez atletas, participou da competição nacional em 9 e 10 de julho, em Campo Grande/MS. Os nadadores disputaram a premiação entre as equipes médias, com equipes dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Ao final das 31 provas do programa, a equipe de natação de Araraquara foi campeã da categoria, somando 829 pontos. Foram conquistadas 38 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de bronze, além de dois recordes sul-americanos e um brasileiro estabelecidos por Antônio Carlos Orselli.

Já nos Jogos Abertos da Juventude, em Presidente Prudente/SP, entre 14 e 23 de julho, 96 atletas representaram Araraquara. Desses, 46 atletas conquistaram até o 5º lugar na disputa estadual, que reúne competidores até 19 anos de idade.

Destaques para a ginástica artística livre feminina (1º lugar), a ginástica artística até 16 anos masculina (1º), o atletismo feminino (2º nos 100m com barreiras e 3º no salto em distância), o atletismo masculino (3º no lançamento de disco e 4º no arremesso de peso), o vôlei de praia feminino (3º), o vôlei feminino (4º), o handebol masculino (4º) e a natação feminina (4º nos 50m livre e 5º nos 100m livre).

Exemplos
O prefeito Edinho parabenizou todos os atletas recepcionados na solenidade e disse que eles são exemplos para a população de Araraquara. Para Edinho, a equipe de natação master “é uma inspiração para a população idosa e para os jovens que estão começando”.

O prefeito ainda destacou os resultados conquistados pela juventude e lembrou do papel dos treinadores nessas vitórias. “Uma equipe é resultado do talento dos atletas e da dedicação dos técnicos”, destacou.

Edinho também elencou os recentes investimentos da Prefeitura na carreira dos técnicos, monitores e preparadores físicos, contratados por meio de concurso público, e nas reformas e melhorias de espaços esportivos da cidade. “Se estamos colhendo frutos, é por que muito se trabalhou para que essa estrutura existisse. Estamos investindo no ser humano e investindo nas estruturas esportivas. Quero que Araraquara continue sendo referência no esporte. Podemos ser muito mais fortes e conquistar mais medalhas, mais troféus”, afirmou.

A presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo, falou no evento em nome da Secretaria de Esportes e Lazer e da Fundesport. “O investimento está chegando a cada modalidade. Todas as modalidades estão participando de grandes campeonatos. Todos vocês estão de parabéns pelos resultados e por representarem muito bem a nossa cidade”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Landim (PT) parabenizou os atletas pelas conquistas. “Vocês estão de parabéns. A gente nunca pode desistir dos sonhos. Talvez, alguns de vocês não vão ser grandes atletas, mas serão grandes homens e mulheres, porque o esporte ensina muito e dá responsabilidade.”

Juliana Desidério, treinadora da ginástica artística, falou em nome de todos os treinadores e atletas que competiram nos Jogos Abertos da Juventude e agradeceu à Prefeitura e à Fundesport pelo apoio às modalidades, inclusive durante a pandemia. “Araraquara mostrou a força que a gente tem. Nós continuamos tendo todo o suporte para continuar trabalhando. É um dia de comemoração”, declarou.

Antônio Carlos Orselli, representando os nadadores da equipe master, deixou uma mensagem para os atletas jovens. “Este é um momento que congraça os jovens e os mais velhos. Vocês representam o que Araraquara poderá ser no futuro, e a gente tenta ser um exemplo para vocês. O apoio que vocês recebem do poder público faz com que vocês progridam e representem Araraquara nas competições. Um abraço a todos vocês e parabéns pelos resultados”, afirmou Orselli.

Também estiveram presentes a vereadora Thainara Faria (PT); o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes; além dos técnicos das modalidades e dos atletas.