Técnico do Sesi Araraquara analisa terceiro lugar na LBF

Equipe araraquarense tem sua melhor colocação na competição nacional

Fotógrafo: Ellen Costa / Sesi Araraquara
02/08/2022 - 20h27

O Sesi Araraquara terminou na terceira colocação da Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne a elite da modalidade no Brasil. Essa foi a melhor colocação da equipe que foi formada em 2018 e que mostra evolução a cada ano.

Em sua primeira temporada à frente da equipe, o técnico João Camargo comemorou a posição do time na competição nacional. “Fizemos um trabalho maravilhoso nesses cinco meses, as meninas ao longo da competição se comprometeram e se empenharam muito. Senti que fizemos um trabalho de qualidade e continuaremos fazendo, isso faz parte do processo e temos certeza de que iremos evoluir muito ainda. O nosso terceiro lugar já nos qualifica para a disputa de um Sul-Americano no ano seguinte. Isso tudo é fruto do nosso trabalho e temos que celebrar e comemorar”, analisou o treinador, em entrevista divulgada pelo site do Sesi.

Camargo exerce a função de técnico de basquete há 36 anos e possui em seu currículo mais de 20 títulos no comando de equipes da base, adulta e da Seleção Brasileira. Eleito o Melhor Técnico da edição 2021 da LBF, o treinador chegou ao Sesi Araraquara Basquete no final do ano passado com o objetivo de somar e alavancar um grupo que tinha acabado de se tornar campeão Paulista. “O que me fez tomar a decisão de vir para Araraquara é saber que o projeto do Sesi-SP é muito forte. Meu propósito sempre foi entregar tudo o que posso para fortalecer a equipe e fazer com que ela seja ainda mais vitoriosa. Trabalhamos para que o Sesi Araraquara também fosse campeão da LBF 2022, mas demos um salto muito importante na história da equipe ficando com a terceira colocação”, finalizou João Camargo.

Atual campeão Paulista, o grupo de Araraquara já tem seu lugar de destaque entre as potências do basquete feminino brasileiro. Além de ter na equipe jogadoras que figuram na Seleção Brasileira, o projeto também tem como diferencial o investimento nas categorias de base, que revelou destaques como a ala Mariane Carvalho.

Em quatro anos de história, o Sesi Araraquara participou três vezes da LBF, onde no ano passado chegou às quartas de final e neste ano na semifinal. No Campeonato Paulista, foram quatro participações, com destaque para o terceiro lugar em 2020 e o título do ano passado. O trabalho na LBF 2022 foi coroado com a convocação da pivô Aline Moura e da ala/armadora Gabriella Sossô, que representam a Seleção Brasileira na disputa Sul-Americano de San Luis, na Argentina.

Agora o Sesi Araraquara volta suas atenções para o Campeonato Paulista 2022. A estreia do time está marcada para o dia 28 de agosto, um domingo, às 14h30 no Ginásio do Sesi, contra o Pró-Esporte Sorocaba. A competição conta com sete participantes, que são Sesi Araraquara, AD Santo André, Vera Cruz Campinas, Ituano, Bax Catanduva, SEMELP Pindamonhangaba e Pró-Esporte Sorocaba. Na primeira fase, os clubes se enfrentam entre si em chave única, em turno e returno. O líder e o vice-líder avançarão diretamente à semifinal, enquanto os times classificados do 3º ao 6º lugar disputarão os playoffs de quartas de final. As fases de mata-mata serão sempre disputadas no sistema melhor de três jogos, com duas partidas com mando do time de melhor campanha.