AZ Araraquara estreia com vitória no Campeonato Paulista de Basquete

Equipe do técnico Fábio Appolinário superou o Corinthians no Ginásio do Sesi

Fotógrafo: Tetê Viviani
03/08/2022 - 22h12

Gustavo Scaglia foi o cestinha da partida

Em seu primeiro desafio válido pela edição 2022 do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina de Basquete, o AZ Araraquara venceu o Corinthians por 79 a 72 na noite desta terça-feira (2) no Ginásio do Sesi, na Vila Xavier.

O técnico araraquarense Fábio Appolinário se mostrou satisfeito com a vitória, mas fez questão de conter qualquer empolgação. "Estrear em casa com uma vitória sobre um time da grandeza do Corinthians é algo muito satisfatório, mas não podemos deixar de frisar que temos muito a evoluir, muito a trabalhar, muito a melhorar, porque a equipe está bem longe do que eu entendo como ideal para a forma como eu gosto que minhas equipes joguem. Temos muito a evoluir técnica, tática e fisicamente", avaliou.

O time alvinegro veio para Araraquara sem alguns atletas mais experientes como Cauê Borges, Issac, Maique e Mãozinha, que ainda passam por um trabalho de recuperação do condicionamento físico. A partida foi equilibrada e o início foi marcado por ambos os times apostando nos arremessos de três pontos, porém os pontos começaram a sair com maior frequência quando os times passaram a apostar nas infiltrações dentro do garrafão. O equilíbrio foi tanto que o primeiro quarto terminou em 22 a 22 e o segundo período em 42 a 42.

Na volta do intervalo, o time araraquarense teve uma ligeira vantagem que o levou a vencer o terceiro quarto por 56 a 54. O último período foi movimentado, com bom aproveitamento ofensivo das duas equipes. Nos últimos minutos, a experiência de Nezinho foi fundamental para sua equipe administrar a vantagem para consolidar a vitória.

O cestinha da partida foi o ala Gustavo Scaglia, com 22 pontos, e o armador Nezinho também se destacou com 20 pontos e oito assistências. Pelo Corinthians, o armador Gabi Campos foi o maior pontuador com 13 pontos.

O AZ Araraquara voltará à quadra nesta sexta-feira (5), às 18h30, para enfrentar o Sesi/Franca, atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), novamente no Ginásio do Sesi. Para essa partida, a equipe segue com a campanha do ingresso solidário, que consiste na doação de um litro de leite que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade de Araraquara. Para marcar presença, o torcedor deve confirmar seu ingresso na véspera da partida no site do Sesi (araraquara.sesisp.org.br).