Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública vencem votação do OP Digital

Fase online recebeu 3.266 votos; os temas escolhidos no site da Prefeitura serão levados para a Plenária da Cidade do Orçamento Participativo, na quarta-feira (10)

04/08/2022 - 22h16

Os temas Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública venceram a votação do OP Digital no site da Prefeitura e serão levados para debate, apresentação de propostas e votação de investimento prioritário na plenária do Orçamento Participativo temática da Cidade. Foram 3.266 votos recebidos ao todo na fase online.

A Plenária da Cidade está marcada para a próxima quarta-feira (10), às 19h, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), situada na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.

A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).

“Mais uma vez, o Orçamento Participativo dá a oportunidade de o conjunto da cidade poder participar com uma diversidade de temas para serem escolhidos e levados para a plenária presencial. O número de participações mostra que, cada vez mais, tem sido de interesse da população participar das decisões e apontar quais são as prioridades. O OP Digital amplia a participação e estimula o exercício da cidadania”, afirma o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy.

Estavam à disposição da população na votação do OP Digital os temas Bem-Estar Animal, Cultura, Educação, Esporte, Geração de Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Programa de Combate às Drogas, Programa para Crianças e Adolescentes, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trânsito e Zeladoria da Cidade (confira abaixo o resultado completo). Foi aceito apenas um voto por CPF.

Depois de o Orçamento Participativo ser retomado pelo prefeito Edinho, em 2017, a Plenária da Cidade escolheu como obras prioritárias a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado (já em funcionamento), uma nova sede para o NGA 3 - Núcleo de Gestão Ambulatorial (obra em andamento) e a reforma da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (projeto pronto, a ser executado em parceria com o Governo do Estado). Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Orçamento Participativo não foi realizado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute. Desde a retomada, são R$ 80 milhões investidos nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores de Araraquara.


Resultado final do OP Digital 2022:
(tema – número de votos – porcentagem)

Vencedores:
Bem-Estar Animal – 1.192 – 36,50%
Cultura – 643 – 19,69%
Segurança Pública – 392 – 12%

Demais temas:
Saúde – 314 – 9,61%
Educação – 235 – 7,20%
Geração de Trabalho e Renda – 203 – 6,22%
Zeladoria da Cidade – 84 – 2,57%
Programa para Crianças e Adolescentes – 72 – 2,20%
Meio Ambiente – 46 – 1,41%
Programa de Combate às Drogas – 29 – 0,89%
Esporte – 28 – 0,86%
Trânsito – 19 – 0,58%
Saneamento – 9 – 0,28%

Total de votos: 3.266
* foi permitido apenas um voto por CPF