Primeiro aniversário do "Filhos do Sol" será comemorado com sarau

Atividade que também celebra o Dia Internacional da Juventude será realizada nesta sexta-feira (12) no Centro de Referência da Mulher

08/08/2022 - 20h59

O Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto, data que também será comemorado o primeiro aniversário do programa "Filhos do Sol", programa que visa garantir o direito à renda mínima e a inclusão de adolescentes e jovens em situação de extremo risco pessoal e social. Para celebrar, a Prefeitura de Araraquara promove um sarau que será realizado nesta data, às 19h, no Centro de Referência da Mulher "Heleieth Saffioti", que fica na Avenida Espanha, 532, Centro. A entrada é gratuita para o público.

A atividade será realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, por meio do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, pela Assessoria Especial de Políticas para Juventude, e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social .

Steyce Chaves, assessora especial de Políticas para Juventude, falou sobre o propósito do evento. "O programa Filhos do Sol foi lançado em 12 de agosto do ano passado e agora comemora um ano com esse encontro, que contará com apresentações musicais das Oficinas Culturais, em parceria conosco, e dos nossos beneficiários do Filho do Sol, que tiveram suas vidas transformadas pelo programa e que farão suas apresentações", salientou.

O “Filhos do Sol” é executado e gerido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos.

Para a inserção no programa, os adolescentes e os jovens devem apresentar condições de extremo risco pessoal e social, além de aceitarem o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento. O programa abrange pessoas que não estão incluídas pelo “Jovem Cidadão”. O repasse dos recursos financeiros é efetuado mediante cartão bancário. Os beneficiários recebem cartões de vale-transporte para fins de participação nas ações ofertadas pelo programa.

A concepção do programa ocorreu de articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Araraquara.