Meio Ambiente alerta para tentativa de golpe e aponta os procedimentos para solicitação de poda

09/08/2022 - 22h39

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, alerta a população para uma tentativa de golpe que estaria sendo aplicada por um homem desconhecido, dirigindo um Fiat Uno branco, que, segundo duas moradoras, está se identificando como funcionário de empresa terceirizada pela Prefeitura e oferecendo serviço de poda por R$ 150. 

Para solicitar serviço de poda, o munícipe, que deve ser proprietário do imóvel,  precisa fazer um requerimento junto ao setor de protocolo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no antigo prédio da CTA, localizado na Avenida Bento de Abreu, 1142, Jardim Primavera, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O requerimento também pode ser registrado no Paço Municipal ou na Subprefeitura da Vila Xavier ou nos postos de atendimento do Programa Prefeitura nos Bairros, que nesta semana está no Jardim das Estações, ou ainda por meio do protocolo online, disponibilizado no site da Prefeitura. 

Os documentos necessários são cópia do RG e CPF do requerente e cópia do espelho do carnê de IPTU em nome do requerente. 

Caso o carnê de IPTU não esteja no nome do requerente, então deverá ser apresentada cópia da matrícula atualizada do imóvel constando o nome do requerente; contrato de locação do imóvel (no caso do requerente não ser o proprietário do imóvel) e cópia do inventário ou certidão de óbito (no caso do carnê de IPTU estar em nome de pessoas já falecidas). 

Além dos documentos, é necessário que o requerente preencha e assine a declaração de reparo de passeio que será entregue no ato da solicitação. 

Luciana Fernandes, Coordenadora Executiva de Áreas Verdes e Combate à Poluição, enfatiza que, de acordo com a legislação vigente, a poda por conta própria deve preservar pelo menos 50% da massa verde da copa da árvore. Abaixo disso, já é considerada poda drástica e o munícipe fica sujeito à multa. 

Ela destaca ainda que no site da Prefeitura há um cadastro de bons podadores, composto por profissionais da poda que fizeram um curso na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e que estão habilitados a fazer o serviço, de acordo com o determinado pelo código de arborização.

O link de acesso a esse cadastro é o https://educararaquara-my. sharepoint.com/:x:/p/secom/ EcqEDqv8SIdBtYUtYdBBqhsBZ_m- FHZPLqtwjmHsQ3qzhQ?e=ectYPM 

Atualmente, as equipes da empresa terceirizada que presta serviço para a Prefeitura, e que circulam devidamente identificadas, têm realizado a manutenção de arborização urbana acompanhando o programa Prefeitura nos Bairros, porém, diante da grande demanda, as equipes serão ampliadas para que as solicitações sejam atendidas mais rapidamente. 

Já as vistorias técnicas são realizadas em até 5 dias após a solicitação e, em caso de intervenção urgente, é dada prioridade na manutenção. 

Para mais informações sobre poda de árvores, o telefone de contato é o 16 3339-5000.