Araraquara será contemplada com projeto artístico-cultural “De palma em palma”

Projeto é uma ação do Ministério do Turismo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas

16/08/2022 - 21h16

O Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto recebe no dia 24 de agosto (quarta-feira), às 8h30 e às 14h, a abertura do projeto “De palma em Palma”. A iniciativa é uma ação do Ministério do Turismo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Empresa Cutrale, realização da Velloni Produções Artísticas e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria Municipal da Educação. 

O projeto é uma ação artístico-cultural que visa a democratização do acesso às artes, por meio de oficinas de diversos segmentos artísticos como: o teatro, dança, circo, música, artes plásticas, entre outras, direcionado a crianças e jovens residentes em regiões afastadas dos grandes centros. 

O gestor do projeto, Rodrigo Velloni, explica que eles buscam através de interfaces com órgãos públicos municipais, como Secretarias de Educação e Meio Ambiente por indicações de escolas da rede pública de ensino e/ou instituições do Terceiro Setor (ONGs - Organizações não Governamentais) para então, selecionar uma instituição e contemplá-la com a execução das ações culturais do projeto. 

“Em Araraquara, as oficinas culturais com o foco em artes visuais com material reciclado serão realizadas no CE Aléscio Gonçalves dos Santos para 100 crianças de 9 e 10 anos com a artista local Leonilde Mukoyama, além de 800 alunos da rede pública que farão visitas guiadas ao Parque Basalto para Educação Ambiental e contribuição para o reflorestamento do parque com o plantio de mudas nativas”. 

Rodrigo conta que o projeto ‘De Palma em Palma’ foi desenvolvido em 2015 com o incentivo da Cutrale para ser realizado em diversas áreas de atuação da empresa como Araraquara, Frutal e Comendador Gomes em Minas Gerais. “Então, a gente voltar com o projeto agora para incentivar a visitação e divulgação na reabertura do Parque do Basalto, tem muita relevância a partir do momento em que a gente insere junto todas as atividades culturais que projeto propõe. São oficinas multidisciplinares, multiculturais que vão trazer para o parque, além da importância ambiental, também uma ressignificação do espaço não só para as crianças, mas para o público da comunidade que vai ver a Mostra Cultural do projeto as possibilidades que o parque apresenta como um espaço cultural e espaço ambiental de extrema importância para Araraquara. Importante ressaltar o incentivo da Cutrale, a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria da Educação e a Prefeitura de Araraquara”. 

O gestor destaca que para dar início às atividades, o projeto realizará um evento de abertura que contará com a presença de membros da Prefeitura de Araraquara, patrocinadores, apoiadores e a equipe realizadora da ação. ”Haverá também uma apresentação artística deslumbrante da artista Adriana Techera através de malabares, acrobacias aéreas, acrobacias de solo e lanche para as crianças”. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, ressalta que o projeto é realizado em cumprimento a um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, que irá beneficiar 100 crianças e jovens do CE Aléscio Gonçalves dos Santos. 

“As Oficinas ocorrerão duas vezes por semana por um período de 10 meses. As oficinas têm como base a reutilização de materiais recicláveis (folha de papel usada, garrafa PET, caixinha de leite, latinhas de alumínio, entre outros,) transformando-os em brinquedos e muitos objetos úteis em nosso dia a dia, tendo como objetivo principal estimular a criatividade dos alunos, abordar a reciclagem e o descarte correto de materiais recicláveis, mostrando que através de atitudes práticas, podemos contribuir com a preservação do meio ambiente”. 

Porsani acrescenta que ao fim do projeto irá ser realizada uma exposição dos produtos produzidos nas Oficinas, o evento será aberto a toda população. 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, explica que na segunda etapa do Projeto a Empresa Cutrale irá oferecer ônibus para o transporte de escolares das EMEF do Campo Hermínio Pagotto, EMEF do Campo Mª de Lourdes da Silva Prado, EMEF Henrique Scabello, EMEF Prefeito Rubens Cruz, EMEF Prof. Dr. Ruth V. C. L. Cardoso, EMEF Prof. Gilda R. M. Souza, EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, EMEF Waldemar Saffiotti, EMEF do Campo Eugênio Trovatti e Escola Estadual Pedro Sérgio Speranza, para realização de Trilhas Ecológicas Monitoradas pelos Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Serão 18 Trilhas que irão ocorrer nos meses de agosto, setembro e outubro, com aproximadamente 720 alunos. Após o término da trilha o aluno irá plantar uma muda de árvore”. 

Valter reforça que o projeto também possui o objetivo de criar nas crianças e jovens, o sentimento de pertencimento do Parque Natural Municipal do Basalto e, consequentemente, da importância de sua preservação.

Galeria de Fotos