Choro das Águas tem três dias de atividades no aniversário da cidade

Bandas, food trucks, feira de artesanato e oficina de artes estarão na Praça do Daae – Fonte Luminosa no Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos

16/08/2022 - 21h42

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart expandem a programação do Choro das Águas neste final de semana em que será comemorado o aniversário de 205 anos de Araraquara. Shows musicais, food trucks, oficina de arte e feira de artesanato marcam a agenda do “Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos” realizada na Praça do Daae – Fonte Luminosa no sábado, domingo e segunda-feira (dias 20, 21 e 22 de agosto). 

No sábado (20), o Choro das Águas será realizado das 18h às 22h, com show da banda Big Mama às 19h30. Léo De Carli (baixo e voz), Beatriz De Carli (bateria e voz) e Igor Pani estão juntos desde 2013 e tocam um repertório voltado para o rock desde década de 50 até os dias de hoje.

A banda interpreta com muito capricho e talento sons icônicos de Bon Jovi, Aerosmith, Cindy Lauper, Elvis, Guns And Roses entre outros compositores que marcaram época. 

No domingo (21) a programação terá início mais cedo: às 12h e segue até 22h. Duas atrações musicais enriquecem as atividades: o grupo Fole de Cordas, com show às 15 horas, e show com a banda Beatles Again, às 16h30. No intervalo entre as apresentações musicais, será realizada uma oficina em comemoração aos 100 Anos do Modernismo, com a arquiteta Mariana Basso. 

O grupo Fole de Cordas foi criado buscando uma dinâmica inovadora e diferenciada que se dá pela junção dos instrumentos contemporâneos (guitarra elétrica, cavaquinho e contrabaixo), com os instrumentos que tradicionalmente compõem os grupos de forró Pé de Serra (zabumba, sanfona, triângulo) a guitarra elétrica em particular, remete ao público o resfolego característico da sanfona, agregando peculiar sonoridade. 

O Fole de Cordas apresenta neste show também trabalhos autorais, expressando toda a regionalidade do Forró Pé de Serra, além de interpretar canções dos principais compositores desse estilo no cenário musical. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Trio Virgulino, Gilberto Gil, Anastácia, trio Nordestino, Marinês, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, são alguns nomes que passeiam pelo repertório. 

Fundado em 2020 pelo multi-instrumentista pernambucano radicado em Araraquara, Nemias Santana, os integrantes do grupo Fole de Cordas possuem versatilidade e vasta experiência musical o que confere um grande diferencial em suas apresentações, sem perder a linguagem essencial do autêntico forró pé de serra. Com: Nemias Santana (voz e guitarra elétrica), Fabio Russi (contrabaixo), Ivan Borges (zabumba), Marcos Ceará (triângulo), e John Carvalho (sanfona). 

A oficina em comemoração aos 100 Anos do Modernismo, com a arquiteta Mariana Basso homenageia “Abaporu”, obra de Tarsila do Amaral. A oficina propõe atividades de colagem e pintura, com técnica que utiliza colagem em papel cartão e sulfite e também guache para pintura artística. Pode participar toda a família. 

A proposta da oficina é a difusão cultural dos trabalhos executados pela artista Tarsila do Amaral, através da análise de obras e a releitura, isto é, a nova confecção de paisagens e colagens de outras obras e icônicas de Tarsila, fazendo com que os participantes recriem novos painéis artísticos. Assim, a ideia é realizar uma exposição em varal dos trabalhos dos "novos artistas modernistas" e também fotos para exposição. 

Mariana Basso é arquiteta e já trabalhou em diferentes áreas da arquitetura como projetos, cenografia, vitrinismo, maquiagem, oficinas, palestras e consultorias pelo Sebrae. Ainda, é docente no Senac Araraquara no curso Técnico em Design de Interiores e arte-educadora social, no programa Oficinas Culturais Municipais desde 2020. 

A banda araraquarense Beatles Again é considerada uma das melhores bandas tributo aos Beatles do país e completou este ano 29 anos de estrada, levando o som e a mensagem dos Beatles aos mais variados palcos do estado de São Paulo e do Brasil. 

No currículo uma participação de destaque no primeiro Beatles Festival em Ribeirão Preto (2001), quando entre 104 bandas inscritas de todo país, ficou entre as três finalistas. Em 2010 se apresentou no evento Concert for Assale, na capital paulista, em show que aconteceu na véspera da apresentação de Paul McCartney e reuniu a nata da Beatlemania do país. Nas últimas três edições da BH Beatle Week, em Belo Horizonte, e na Niterói Beatle Week, os maiores eventos Beatle da América Latina, a Beatles Again foi uma das sensações. Ainda, em 2021, Beto Neves, líder da Beatles Again, foi finalista do Festival Internacional de Liverpool em memória a John Lennon, com sua canção Another Dance. 

O show passa pela carreira completa dos Beatles, com instrumentos originais das mesmas marcas usados por eles, como guitarras Rickenbacker 12, Gretcsh e Gibson Les Paul (George Harrison), guitarras Rickenbaker, Epiphone Casino e violão Epiphone J-160 (John Lennon), baixos Hoffner e Rickenbacker (Paul McCartney). 

Na segunda-feira (22), dia do aniversário da cidade, a banda UTI, com 10 anos de existência, desde sempre levando o melhor do rock nacional e internacional para sua plateia. Com apresentações em Araraquara e região levando os melhores sucessos que marcaram a época dos anos 60 até hoje. Vale destacar que no dia 22 de agosto o transporte é coletivo o dia todo. 

A programação é gratuita e realizada na Praça do Daae - Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

Vale destacar que os food trucks contam com a organização da Equipe Comboio (empresa organizadora de eventos de food trucks) e terão a participação de 6 trucks, com: hambúrguer gourmet e porções, chopp artesanal, churros, comida japonesa, pizza e espetinhos. Esta área dos food trucks contará com mesas e cadeiras e o palco para os shows ao vivo. Também, todos os dias haverá “Espaço Kids”, com brinquedos infláveis e monitores.

Já a Feira de Artesanato contará com diversos artesãos de Araraquara e região, com exposição de produtos variados – como crochê, macramê, brinquedos – entre outros.

 

SERVIÇO:

Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos

(Food trucks, feira de artesanato e shows musicais)

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)

 

Programação:

 

·         Sábado (20 de agosto)

Horário: das 18h às 22h

19h30 – Show com a banda Big Mama

 

·         Domingo (21 de agosto)

Horário: das 12h às 22h

15h – Show com o Grupo Fole de Cordas

- No intervalo das bandas: “Oficina 100 anos de Modernismo”, com Mariana Basso

16h30 – Show com a Banda Beatles Again

 

·         Segunda-feira (22 de agosto)

Horário: das 12h às 22h

19h – Show com a Banda UTI

(Transporte coletivo gratuito o dia todo)

 

 

Entrada gratuita

Galeria de Fotos