Campus Araraquara do IFSP comemora 12 anos nesta terça-feira (16)

Com cursos gratuitos e de qualidade, unidade aposta na educação, ciência e tecnologia para contribuir com a cidade e com a região

16/08/2022 - 21h54

O Campus Araraquara do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) comemora 12 anos de atuação na cidade, nesta terça-feira, 16 de agosto. A unidade, que oferece cursos gratuitos e de qualidade nas áreas de ciência e tecnologia, foi inaugurada oficialmente em 28 de outubro de 2010, com a presença de diversas autoridades locais e nacionais, porém suas atividades foram iniciadas dias antes, em 16 de agosto daquele ano.

O diretor geral do campus de Araraquara do IFSP, Fábio Justo, falou sobre o diferencial da unidade. "O Instituto Federal é uma instituição única, bem diferenciada porque tem no seu tripé de sustentação o ensino, a pesquisa e a extensão. Temos o desenvolvimento de projetos de pesquisa com financiamento institucional do próprio Instituto Federal, com financiamento de empresas por meio de parcerias e também com um financiamento de projetos que são contemplados em editais, seja do Governo Federal, do Estado, entre outros", relatou.

Ele destaca que são diversos projetos desenvolvidos no espaço que visa disponibilizar ao público um ensino de excelência. "Temos o desenvolvimento de pesquisas, tanto na área da indústria, da informática e da educação, e também a parte da extensão, com cursos que são oferecidos à comunidade, que são cursos de curta duração chamados de Formação Inicial e Continuada (FIC). Temos também toda a parte de estágio, que está nessa linha de atuação da extensão, além de uma série de projetos desenvolvidos com a possibilidade de participação de toda a comunidade. Tudo que temos aqui é sem custo, com educação de pesquisa e extensão de qualidade. Estamos à disposição de toda a comunidade", completou Justo.

O Campus Araraquara do IFSP foi implantado para atender as necessidades da região, cujas atividades econômicas são baseadas no setor sucroalcooleiro, produção de suco cítrico, unidade de produção da Embraer, unidade de manutenção de aeronaves, gás natural proveniente da Bolívia e diversificação dos arranjos produtivos do município, que tem se dado por meio da implantação do Polo de Tecnologias em Informática. Na ocasião de sua inauguração, em 2010, o centro educacional passou a oferecer os cursos técnicos de Informática e Mecânica, com um total de 160 alunos.

Hoje a unidade conta com aproximadamente 1.000 alunos matriculados e uma moderna estrutura que envolve salas de aula, auditório e laboratórios, além de diversas parcerias na cidade e região. Atualmente, o espaço educacional conta com cursos superiores (Engenharia Mecânica, Licenciatura em Matemática e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), pós-graduação Latu Sensu (Ensino Interdisciplinar de Ciências da Natureza e Matemática), cursos técnicos concomitantes (Técnico em Informática e Técnico em Mecatrônica) e cursos técnicos integrados ao ensino médio (Técnico em Informática, Técnico em Mecânica e Disciplinas Optativas).

O prefeito Edinho, que na época foi responsável por intermediar a vinda do IFSP para a cidade junto ao Ministério da Educação, destaca a importância da unidade para o município. "Com a qualidade de ensino reconhecida internacionalmente, o IFSP é o caminho para formação de muitos jovens. Reforçamos a disposição da Prefeitura quanto a parcerias com o Instituto, sempre com a ideia de ampliar e qualificar os projetos educacionais. Parabéns a todos que fazem parte dessa história", afirmou o prefeito.

A história do IFSP

O IFSP é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Em sua história, recebeu também os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia.

Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e de Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 62 mil alunos matriculados e empregam 5 mil servidores nos 37 campi.