“Anjos do Trânsito” participam de ação de conscientização sobre cuidados com os ciclistas

Campanha realizada nesta semana apresenta dicas de segurança para os condutores de automóveis e bicicletas

Fotógrafo: Divulgação
16/08/2022 - 21h57

Ao longo desta semana, o grupo “Anjos do Trânsito” participa da campanha "A Pista é: Lugar de cuidado com o ciclista - Campanha de valorização à vida no trânsito", que visa conscientizar motoristas e ciclistas sobre os cuidados necessários para uma condução segura de seus veículos nas estradas. A ação, realizada de 15 a 19 de agosto, é desenvolvida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

O grupo Anjos do Trânsito apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para tratar o tema da ação, que alerta que a bicicleta é considerada um veículo, por isso o ciclista deve seguir todas as regras impostas a motoristas e motociclistas no trânsito. Já os motoristas e motociclistas devem observar cuidados maiores ao ultrapassar uma bicicleta, que é mais vulnerável. É preciso guardar distância lateral de 1,5 metro, além de dar preferência e facilitar a passagem. Além de panfletos e adesivos distribuídos pelo grupo, a campanha conta com publicações nas redes sociais da Prefeitura.


Na segunda-feira (15), o grupo Anjos do Trânsito atuou na Praça Santa Cruz. Nesta terça (16), as performances e abordagens foram realizadas na Avenida Bento de Abreu e no Balão das Roseiras. Nesta quarta (17), das 10h às 12h, a ação passará pelo Balão do Savegnago na Via Expressa. Na quinta (18), das 15h às 17h30, a Alameda Paulista será o ponto de atuação, enquanto na sexta-feira (19), as abordagens serão realizadas na Rua Nove de Julho, das 10h às 12h30.


Cláudia Galvão, produtora e diretora do grupo, destaca que é preciso alertar as pessoas sobre a fragilidade do ciclista no trânsito. "Quando estamos dentro de um carro, não podemos desconsiderar que é preciso manter uma distância do ciclista, que não podemos deixar de dar a seta, que é preciso esperar que ele passe aquele quarteirão onde vamos virar, ou seja, a atenção com o ciclista é prioridade no trânsito porque eles estão em duas rodas de uma maneira muito frágil", explica.


Ela salienta que da mesma forma que a prudência é necessária para os motoristas, os ciclistas também devem se atentar a todos os cuidados para evitar acidentes. "O ciclista consciente é aquele que usa capacete, que anda com os acessórios de segurança em dia, que é responsável. Sabemos que os mais jovens, sobretudo os menores de idade, abusam em cima da bicicleta, por isso nós tentamos conversar com eles também. Mas o motorista, quando vê que o ciclista é jovem, que está fazendo manobras com a bicicleta e está naquela adrenalina, precisa tomar cuidado. Não adianta ir para cima e tentar vencer o ciclista. O motorista está protegido pelo carro, mas o ciclista não. E ao mesmo tempo, o ciclista precisa ter essa consciência de andar pela direita, de saber que ele é frágil no trânsito e precisa se precaver", acrescenta.


Cláudia salienta ainda que uma boa convivência no trânsito depende de todos. "Quando falamos do respeito à vida no trânsito, estamos trabalhando na construção de uma sociedade melhor. O trânsito é feito de gente e gente merece respeito em todos os sentidos. Os Anjos do Trânsito, nessa campanha relacionada ao ciclista, têm essa missão de dizer que todas as partes envolvidas no trânsito precisam tomar cuidado, mas é preciso que o ciclista, por sua fragilidade em cima das duas rodas, se respeite e seja respeitado pelos motoristas, afinal, em cima de uma bicicleta vai uma vida", conclui.


Vale destacar que o grupo é formado pelos seguintes atores: Marcela Barbosa, Fábio Santos, Gustavo Aragoni, Bárbara Monteiro, Daiane Câmara, Rian Santos e Salete Coelho, além de Gabi Silva, que é estagiária e colaboradora.

 

 

SERVIÇO:

Campanha de trânsito com grupo Anjos do Trânsito


Tema: “A Pista é: Lugar de cuidado com o ciclista - Campanha de valorização à vida no trânsito”


Dias: 15, 16, 17, 18 e 19 de agosto

 

 

Programação:

- Quarta-feira (17): Balão do Savegnago na Via Expressa (10h às 12h30)


- Quinta-feira (18): Alameda Paulista (15h às 17h30)


- Sexta-feira (19): Rua Nove de Julho (10 às 12h30)


Grátis