Biblioteca Mário de Andrade recebe Curso de Cooperativismo

Atividade que celebra o segundo aniversário da IPECS está marcada para esta quinta-feira (18), das 14h às 16h

Fotógrafo: Tetê Viviani
17/08/2022 - 23h54

Nesta quinta-feira (18), o auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro) sediará o Curso de Cooperativismo, atividade que celebra o aniversário de dois anos da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS).

A capacitação, que tem o objetivo de apresentar noções de gestão, de participação e de comunicação no cooperativismo aos trabalhadores cooperados que compõem os empreendimentos incubados, é promovido pela Prefeitura de Araraquara, por meio Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária e pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A coordenadora municipal executiva do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, falou sobre a evolução da IPECS nesses dois anos de atividade. "A Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária foi criada em 2020, em um momento em que vivíamos uma pandemia e uma série de dificuldades de nos reunir e de oferecer cursos, mas nesses dois anos de incubadora nós avançamos em muitos processos de organização, de empreendimentos econômicos solidários e principalmente de cooperativas na nossa cidade. A incubadora é um instrumento público, de uma política pública de economia solidária, que tem como principal objetivo apoiar a formação, a consolidação e a sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários", apontou.

Camila destacou ainda a importância do cooperativismo para o atual momento econômico do país. "Entendemos o cooperativismo como uma ferramenta de geração de trabalho e renda que inclui a democracia participativa, que valoriza o ser humano em primeiro lugar, que democratiza o poder e beneficia diversas pessoas que estavam antes em situação de vulnerabilidade social e econômica. Então entendemos como uma importante política pública e um instrumento de organização dos trabalhadores e de novos modelos sócio-produtivos de trabalho, de renda, por meio de uma economia que é solidária. Esse curso visa atender aos cooperados que hoje fazem parte das cooperativas incubadas, com o intuito de passar mais informações sobre as formas de organização cooperativista, sobre direitos, deveres e possibilidades, para que isso melhore a organização interna das cooperativas e para que esse modelo do cooperativismo vá se consolidando na nossa cidade", acrescentou.

O curso será ministrado por Vivian Alves Pacheco, gerente do programa Coopera Araraquara, e João Francisco Dias, sociólogo da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária.

Para Vivian, a atividade vai além do conhecimento técnico. "Além do curso ser fundamental para nivelar o conhecimento dos cooperados sobre os conceitos gerais e legislações que regem o cooperativismo, vamos ter momentos de interação para dialogar sobre a importância da cooperação e da comunicação cooperativista, em prol do desenvolvimento saudável do negócio cooperativo. Vamos também reforçar o compromisso da Prefeitura Municipal de Araraquara no apoio ao cooperativismo, celebrando a trajetória da Incubadora e as conquistas alcançadas pelas cooperativas", comentou.

O aniversário da IPECS também será comemorado com um bolo preparado pela Cooperativa Panelas Unidas, que hoje faz a gestão dos dois restaurantes populares da cidade.