“Bento Aberta – Especial Araraquara 205 anos”: domingo (21) tem atividades físicas, culturais e de lazer

Trecho da avenida localizada na Fonte Luminosa será interditado para as atividades voltadas para toda a família

18/08/2022 - 21h51

Neste domingo, 21 de agosto, o projeto “Bento Aberta” volta a ser oferecido das 07h às 12h, no período da manhã, quando o trânsito para veículos estará interditado na Avenida Bento de Abreu, no trecho entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista.

As pessoas podem desenvolver atividades físicas, culturais e de lazer, em uma iniciativa inspirada na que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo. A atividade faz parte da programação dos 205 anos de Araraquara, em uma realização das secretarias municipais da Cultura, dos Esportes, de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, e de Desenvolvimento Urbano.

Das 9h às 10h30 serão realizadas atividades esportivas e das 10h30 às 12h acontecem as atividades culturais. Haverá ainda um espaço, demarcado com cones, para que as pessoas possam andar de bicicleta, patins ou skate. Também é permitido o passeio com animais de estimação e para isso é recomendado que as pessoas levem sacolinhas para recolher as sujeiras dos seus bichinhos. 

Esporte – Uma aula de Tai Chi Chuan, com Noriko Shinzato, abre a programação às 9h, a fim de proporcionar a movimentação da energia do corpo e estimular a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade. Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio e que estimula tanto a parte física quanto mental. A aula terá a duração de aproximadamente 40 minutos.

Após o Tai Chi Chuan, os professores Jéssica Nalini e Henrique Silva trazem muita energia para uma aula de Ritmos. Esta modalidade aeróbica de dança combina e mistura diversos ritmos, com coreografias simples, apresentando sequência de movimentos fáceis de gravar e músicas contagiantes para animar os participantes. Ótima oportunidade para quem quer se movimentar e sair dos treinos aeróbicos convencionais, ou para quem tem vontade de aprender a dançar. 

Cultura – A Cultura destaca a Capoeira, apresentando o projeto “Gingando pela Cidade”, idealizado e coordenado por Mestre Zezinho. A ideia é que associações, academias e grupos de capoeira da cidade possam mostrar seus trabalhos à toda comunidade, sendo reconhecida e valorizada esta modalidade que se mantém com resistência, além de incentivar a prática da Capoeira como expressão artística, contribuindo para a difusão cultural da arte e fomentando o surgimento de novos talentos.

A apresentação busca mostrar a Capoeira nos seus mais variados aspectos: dança, arte, defesa pessoal, desporto, lazer, folclore, luta, educação e filosofia de vida. Capoeira Angola, Regional, Contemporânea, acrobacias, Maculelê, Dança-Afro, Puxada de Rede e Coco de Roda são algumas das intervenções previstas no projeto. 

Participam da Bento Aberta: Associação de Capoeira Sol da Liberdade, Associação de Capoeira Geração do Quilombo, Escola de Capoeira Pau Brasil, Manifesto Capoeira e capoeiristas de projetos sociais da Prefeitura de Araraquara.

 

SERVIÇO:

“Bento Aberta – Especial Araraquara 205 anos”

Atividades culturais esportivas e de lazer

Local: Avenida Bento de Abreu (trecho entre a rotatória da CTA e rotatória do Monumento do Soldado Constitucionalista)

Horário: das 07h às 12h

 

Entrada gratuita

Galeria de Fotos