Festa de aniversário dos 205 anos de Araraquara reúne mais de 40 mil pessoas

Shows, desfile cívico e atrações para toda a família empolgaram população no primeiro grande evento organizado pelo Município com a superação da pandemia

Fotógrafo: Tetê Viviani
23/08/2022 - 20h06

Mais de 40 mil pessoas participaram dos três dias de comemorações do aniversário de 205 anos de Araraquara, de sábado (20) até segunda-feira (22). O primeiro grande evento realizado pelo Município neste momento de superação da pandemia empolgou a população e reuniu moradores de Araraquara e de outros municípios.

No feriado de segunda-feira, data do aniversário, a programação de shows no Cear foi aberta com encontro de hip hop e com o Show da Cidade, promoção exclusiva da Rádio Morada que contou com diversos artistas. No fim do dia, o cantor Jão, de Américo Brasiliense, sucesso nacional e internacional, levou o público ao delírio em seu primeiro show na nossa região.

E a festa foi solidária, já que houve a arrecadação de cerca de oito toneladas de alimentos: 7.886 kg, que foram divididos igualmente entre o Fundo Social de Solidariedade de Araraquara e o Fundo Social de Américo Brasiliense (município do cantor Jão). Outros 384 kg de ração animal foram arrecadados e divididos entre a Coordenadoria de Bem-Estar Animal de Araraquara e o Centro de Triagem Animal de Américo Brasiliense.

Pela manhã, ainda no feriado, os alunos e professores das escolas do município levaram o tema da Semana de Arte Moderna de 1922 para o desfile cívico na Avenida Bento de Abreu, que ficou tomada pelos moradores da cidade e pelo colorido das decorações e dos trabalhos apresentados pelos estudantes.

Foram cerca de 3.500 pessoas desfilando, o que inclui alunos de escolas municipais e estaduais, dos programas municipais, representantes de entidades e instituições, bandas marciais, grupos de escoteiros, forças de segurança pública, grupos de carros antigos, entre outras atrações.

No domingo, a Seresta a Caminho do Sol também atraiu o público no Cear para as apresentações de Flor de Abóbora, Lilian Jardim, Saulo Laranjeira e, fechando o dia, a banda mineira 14 Bis, que apresentou show metade acústico e metade elétrico.

No primeiro dia de eventos, no sábado, a Marcha para Jesus, que integra o Calendário Oficial de Eventos do Município, reuniu fiéis evangélicos em marcha pelas ruas da cidade, com chegada no Cear. Os shows gospel foram encerrados com apresentação de André Valadão.

Nos três dias de evento, o Choro das Águas também atraiu as famílias para a Praça do Daae com diversas apresentações musicais e culturais. Tanto o Choro das Águas quanto os shows do Cear tiveram food trucks e feira de artesanato. A programação de aniversário também contou com a Bento Aberta, na Avenida Bento de Abreu, no domingo pela manhã, e a Missa de Ação de Graças pelos 205 anos de Araraquara, na Matriz São Bento, no domingo à noite.

“Foi uma festa muito bonita para parabenizar a nossa cidade pelos 205 anos. Depois de dois anos de enfrentamento à pandemia e vacinação da nossa população contra a Covid-19, agora podemos retomar as atividades e pensar no pós-pandemia. E nada melhor que retomar os eventos com grandes shows e um Cear absolutamente lotado. Uma festa linda e solidária”, afirma o prefeito Edinho.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, destaca que a retomada dos eventos presenciais tem se mostrado um sucesso, sob todos os pontos de vista. “Foram dezenas de milhares de pessoas que celebraram o aniversário da cidade em uma grade de eventos muito diversificada, pensada e executada criteriosa e cuidadosamente pelo conjunto da Prefeitura. Tudo isso sem intercorrências ou problemas de qualquer ordem. Aliado a todo o nosso esforço, há um anseio por contato, pelo calor humano, que somente as atividades presenciais podem suprir e, no caso da arte e da cultura, isso tem se mostrado essencial”, analisa Teresa.

Fotos a baixo:

Desfile Cívico de aniversário de 205 anos de Araraquara na Avenida Bento de Abreu (Fotógrafo: Paulo Mantoanelli)

 

Galeria de Fotos