Prefeitura lança projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’

Iniciativa atende à Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cutrale, realização da Velloni Produções Artísticas e apoio das secretarias da Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Fotógrafo: Tetê Viviani
24/08/2022 - 21h34

A Prefeitura realizou nesta quarta-feira (24), no Parque Natural Municipal do Basalto, o lançamento do projeto “De Palma em Palma”, ação artística-cultural que visa democratizar o acesso às artes por meio de oficinas de diversos segmentos direcionadas a crianças e jovens de regiões afastadas dos grandes centros.

A iniciativa é do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Cutrale e realização da Velloni Produções Artísticas. A atividade conta com a parceria da Prefeitura de Araraquara, por meio das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Em Araraquara, as oficinas culturais com o foco em artes visuais com material reciclado serão realizadas no CE Aléscio Gonçalves dos Santos para 100 crianças de 9 e 10 anos, com a artista local Leonilde Mukoyama.

Além disso, 800 alunos da rede pública (municipal e estadual) farão visitas guiadas ao Parque do Basalto para educação ambiental e contribuição para o reflorestamento do parque, com o plantio de mudas nativas.

O projeto cumpre um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado entre o Ministério Público, a Cutrale e a Prefeitura.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, agradeceu ao patrocínio da Cutrale e recordou outras parcerias com a empresa, como o fornecimento de sucos de laranja na merenda escolar desde 2001, beneficiando cerca de 20 mil crianças e adolescentes.

Clélia ainda reforçou que a educação ambiental é essencial para o futuro do planeta. “Vamos fazer com que essa garotada linda possa aprender mais sobre por que é que estamos aqui. Somos tão importantes para garantir que a gente continue tendo água para beber, tendo água para tomar banho. E que a gente continue, sobretudo, aprendendo a consumir menos e a consumir de modo sustentável para que a gente tenha, de novo, um planeta bonito e azul para todas e todos”, disse.

O coordenador de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira Dantas, agradeceu à Secretaria da Educação e à Cutrale pela parceria e desejou um ótimo projeto para as crianças participantes.

O diretor de relações trabalhistas da Cutrale, Carlos Otero de Oliveira, falou em nome da empresa araraquarense. Ele destacou que a Cutrale está completando 55 anos e tem por princípio realizar projetos nas comunidades em que atua.

“É um projeto muito importante para a vida e para o futuro de vocês. Vocês serão responsáveis pelo nosso futuro. Entendendo isso e repassando essa mensagem, vocês estarão plantando uma sementinha. A Cutrale, em parceria com os órgãos públicos, acredita que a gente pode mudar este país”, declarou o diretor às crianças.

O evento ainda teve presenças de Rodrigo Velloni, diretor da Velloni Produções; de Sergio Anjos da Silva, diretor da Favorita Produções; de Adriana Souza e Mariane Xavier, também da Velloni Produções; de Regis Salerno de Aquino, diretor jurídico e administrativo da Cutrale; além de coordenadores da Secretaria de Educação, professores e alunos.

A solenidade também contou com apresentação artística de Adriana Techera, com malabares, acrobacias aéreas, acrobacias de solo e lanche para as crianças.