Saúde implementa Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo com intensificação de ações de combate

Como parte da programação, será realizada no sábado uma manhã de orientação para a população, no Parque Infantil, com exposição e panfletagem

24/08/2022 - 22h00

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou a Semana de Enfrentamento ao Escorpionismo, entre os dias 22 e 26 de agosto, que marca o início da ampliação e intensificação das ações de combate ao acidente com escorpiões no município.

O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas de segurança contra o aracnídeo e ensinar como proceder em caso de acidente. O enfoque maior será dado aos cuidados com crianças de até 10 anos, que é o grupo etário mais suscetível ao envenenamento grave por picadas. As atividades contemplarão desde a rede básica de ensino, trabalhadores de risco e população em geral, até os profissionais da saúde que atendem os acidentados.

De início, os Agentes de Combate a Endemias estão sendo capacitados a orientar os moradores dos domicílios visitados sobre como evitar tanto o mosquito da dengue, quanto aos escorpiões, além de como reconhecer um acidente real com escorpião e quais os procedimentos de socorro a serem seguidos.

Também dentro da programação, neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma manhã de orientação para a população, no Parque Infantil, das 8 às 12 horas, com exposição e panfletagem.

O Centro de Controle de Fauna Sinantrópica enfatiza que a população deve se precaver contra este animal típico de ambientes escuros e úmidos com a instalação de dispositivos que barrem a saída dos escorpiões da rede subterrânea de esgoto, como telas apropriadas para ralos, efetivação de sifão em pias e tanques, telas em grelhas de água de chuva, vedação de caixas de inspeção de esgoto, elétrica, gordura e outras. A limpeza dos quintais e áreas verdes também é fundamental.

Caso encontre escorpiões, a orientação é ligar para o telefone 3331-3820

 

Prevenção, busca ativa e atendimento 

O município de Araraquara possui o Centro de Controle de Fauna Sinantrópica (CCFS), cujos técnicos são responsáveis pelo atendimento da demanda da população, além de ações de busca ativa em pontos estratégica, como os cemitérios.

Um trabalho de orientação e de prevenção que vem apresentando resultados positivos; o último registro de vítima fatal de picada de escorpião em Araraquara foi no ano de 2008. Mas as ocorrências envolvendo escorpiões são registradas com frequência.

Neste primeiro semestre de 2022, de acordo com os números do CCFS, foram 541 registros de ocorrências envolvendo escorpiões, entre demandas da população, que chegam pelo telefone 3331-3820, e as buscas ativas das equipes.

Esses animais peçonhentos da fauna sinantrópica considerados de importância médica – escorpiões, aranhas e cobras –, são coletados pelos técnicos e, encaminhados ao biotério, onde são identificados e acondicionados, para posterior envio ao Instituto Butantan, local onde são extraídas as peçonhas desses animais, para a fabricação de diferentes tipos de soros. Esses soros são enviados para ao Centro de Tratamento Regional de Acidentes por Animais Peçonhentos (Centrap) de Araraquara, localizado na UPA Central.

 O CENTRAP, na UPA Central, é responsável pelo atendimento de acidentes ocorridos em Araraquara e região causado por animais peçonhentos, auxiliando a equipe médica na identificação e terapia dos acidentes. Na UPA Central é realizado o tratamento dos acidentes causados por animais peçonhentos com soros específicos e acompanhamento dos pacientes até a estabilização.

Em caso de acidentes com escorpião, a pessoa infectada deve ser levada imediatamente à UPA Central, que fica na Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/n (Via Expressa). Mais informações pelos telefones (16) 3334-6900.