Prefeitura e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP assinam parceria

Instituições irão colaborar para melhorar a eficiência da fiscalização de obras e outros serviços ligados ao desenvolvimento urbano

Fotógrafo: Celso Luís Gallo
01/09/2022 - 20h54

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz, receberam na terça-feira (30) a presidente do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo), Catherine Otondo.

A presidente do órgão estadual assinou um protocolo de intenções para o desenvolvimento de uma parceria com a Prefeitura de Araraquara. Catherine explicou que a sua gestão do CAU tem procurado se aproximar das prefeituras para auxiliar o setor público com compartilhamento de dados, assessorias técnicas, cooperações em formulação de políticas públicas, entre outras ações.

“É um jeito de o CAU, como conselho profissional, ajudar o poder público a fazer a sua gestão das políticas públicas e também, no seu dia a dia, em relação à fiscalização e em relação a olhar como a cidade está crescendo em termos de arquitetura e urbanismo”, afirmou a presidente do órgão.

Sálua Kairuz relatou que a parceria cria estratégias mais eficientes e inteligentes para fiscalização de obras no município. “É um acordo de troca de informações e de procedimentos para essa fiscalização acontecer em comum acordo e de forma conjunta. O conselho poderá contribuir com o município com as informações que possui sobre a atuação profissional do arquiteto e urbanista na cidade, e o município também trocará as informações com o CAU sobre as obras que acontecem na cidade. E a gente, conjuntamente, vai conseguir uma fiscalização mais rápida e mais inteligente sobre as obras municipais”, disse a secretária.

Damiano Neto agradeceu ao CAU pela parceria. “Esse protocolo de intenções assinado com o CAU é muito importante para o nosso município, pois contribui para o nosso desenvolvimento urbano. Agradeço à Sálua Kairuz, nossa secretária de Desenvolvimento Urbano, e a toda a equipe da secretaria por essa parceria feita com o CAU. Também agradeço à Catherine, representando toda a instituição, por essa parceria conosco”, declarou o vice-prefeito.

Catherine Otondo esteve na reunião acompanhada de Bárbara Guelfi, assessora da vice-presidência do CAU/SP.