Ação Jovem oferece novas 830 vagas

Projovem fortalece vínculos familiares e comunitários

26/04/2011 - 02h45

O Programa Estadual Ação Jovem, promovido nas seis unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Araraquara, está oferecendo mais 830 novas vagas para jovens com idade mínima de 15 anos e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. No momento, há 500 jovens inseridos no Ação Jovem, que oferece uma bolsa mensal no valor de R$ 80 reais.
As inscrições no Ação Jovem podem ser realizadas em todas as seis unidades: Yolanda Ópice, Parque Residencial São Paulo, Jardim das Hortênsias, Vale do Sol, Selmi Dei II, além da recém inaugurada no Maria Luiza ou ainda na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para os jovens residentes em bairros que não têm CRAS.
Outro programa social destinado aos adolescentes de 15 a 17 anos do município é o Projovem. De origem federal e com foco nas famílias assistidas pelo Bolsa Família, o programa contempla atividades socioeducativas, de cultura, esporte e lazer onde os jovens compartilharem experiências e conhecimentos. 
Tanto as ações do Ação Jovem quanto as do Projovem são desenvolvidas nos CRAS em horário diferente das atividades escolares e \"são importantes para o desenvolvimento do protagonismo dos jovens\", observa a psicóloga Giovana Arruda, do CRAS Yolanda Ópice. 
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social,  José Carlos Porsani, um dos principais objetivos dos dois programas é despertar nos jovens as suas potencialidades, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. 
“Com os conhecimentos adquiridos, os jovens estarão melhores preparados para definir uma profissão”, explica Porsani. 
No CRAS do Parque São Paulo, do Yolanda Ópice e do Selmi Dei II, o programa  Projovem caminha para a finalização do seu 1º Ciclo, cuja duração é de dois anos, e os adolescentes nele inscritos, participarão de diversas palestras que abordarão o tema Saúde e Adolescência, no período de 26 de abril a 9 de junho deste ano.
O ciclo de palestras terá início nesta terça-feira (26), às 14h, no CRAS Selmi Dei II com a técnica de enfermagem Thais Jardim abordando a “Sexualidade na  Adolescência”, que também será apresentada na quinta-feira (28), às 14h30, no CRAS Yolanda Ópice.
Na sexta-feira (29), a doutora Regina Fátima Agra Cardoso, desenvolverá o tema “Vivenciando o Crescimento e o Desenvolvimento dos Jovens”, no CRAS do Yolanda, às 14h30.