Oficinas Culturais apresentam exposição de Rafael Lopes com modelagem ao vivo

Artista araraquarense estará no CAOF, na Vila Xavier, de terça à quinta-feira desta semana, apresentando a técnica de modelagem em argila sintética

12/09/2022 - 22h26

Esta semana, de terça à quinta-feira - nos dias 13, 14 e 15 de setembro - a Secretaria Municipal da Cultura, por meio do programa Oficinas Culturais Municipais, apresenta uma exposição de Artes Visuais do artista plástico araraquarense Rafael Lopes Paula, com modelagem ao vivo, no CAOF (Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand).

Rafael apresenta peças que remetem ao universo dos animes, bem como personagens mitológicos e cinematográficos, produzidos em argila de modelagem profissional própria para prototipagem utilizando técnicas e ferramentas de escultura. É a primeira vez que o artista expõe em Araraquara.

Com 17 peças na exposição, o público poderá acompanhar, nos 3 dias da exposição, a modelagem ao vivo de estátuas, com o artista presente das 16h às 18 horas, no CAOF. Neste horário, os interessados poderão tirar dúvidas sobre a técnica utilizada e saber um pouco mais sobre a produção de Rafael, que cursa o último semestre de licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas.

No encontro, serão apresentadas estátuas finalizadas e também protótipos. Rafael irá demonstrar desde o início do processo da modelagem, com estruturação da estátua, passando pela etapa de blocagem da anatomia até chegar na finalização da peça por meio do processo de alisamento.

Vale destacar que o artista visual pretende se especializar em efeitos especiais, com um foco maior em modelagem 3D. Hoje, seu trabalho, implica consultoria em relação a produção de peças e, também, a produção de peças como troféus de concursos, peças para colecionadores particulares, bustos – entre outros.

A coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaella Pucca, lembra que os alunos das Oficinas Culturais, das linguagens de Desenho Mangá, Artes Visuais e Cerâmica estão ansiosos por esta oportunidade de troca de saberes.

“O necessário para quem quer começar a modelar é aprender sobre os materiais básicos, estudar anatomia, processos químicos, estruturação de peças, entre muitas outras coisas e processos que estão envolvidos na produção de peças, mas o primeiro passo eu diria que é ter força de vontade como tudo na vida”, indica Rafael.

Ele conta que “a produção de uma peça pode levar dias e até semanas, já que envolve desde a produção de um conceito (ilustração que vai guiar a modelagem), captação de referências, produção da peça protótipo, produção do molde da peça (caso ela seja uma peça que precisa de várias cópias) casting (cópia em resina, gesso, plástico, etc), acabamento e pintura.”

Para conhecer mais o trabalho de Rafael, acesse @heroesculpture . Ainda, ele mantém um canal no YouTube, o “Upando Hard!”, onde ensina processos de escultura  e reprodução de estátuas, explicando desde a construção de peças matrizes, produção de moldes de silicone e cópia em diversos tipos de resina.

A programação no CAOF é gratuita e a exposição pode ser visitada das 8h às 20 horas, enquanto a modelagem ao vivo será realizada das 16 às 18 horas, de 13 a 16 de setembro. O CAOF está localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, na Vila Xavier.

 

SERVIÇO:

Exposição e modelagem de estátuas com Rafael Lopes Paula

Local: CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Vila Xavier)

 

Dias: 13, 14 e 15 de setembro

Horário da exposição: 8 às 20 horas

Horário modelagem ao vivo: 16 às 18 horas

 

Grátis