"Anjos do Trânsito" alertam para a importância da faixa de pedestre

Grupo teatral participa de ação durante esta semana pelas ruas de Araraquara

Fotógrafo: André de Souza
20/09/2022 - 22h53

O grupo Anjos do Trânsito participam, nesta semana, da ação "Leve a vida na faixa - Campanha de valorização à vida", iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana com o propósito de educar a população para a importância da utilização da faixa de pedestre. A ação integra a comemoração da Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo promover ações de conscientização e educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, a fim de promover um trânsito mais seguro.

O grupo Anjos do Trânsito apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para divulgar o tema. Eles também exibem faixas, cartazes e entregam panfletos pelas ruas da cidade, em uma ação que também conta com divulgação nas redes sociais. O grupo também participará da entrega da premiação da 18ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), que será realizada nesta quinta-feira (22), às 14h30, no Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri, no CEAR.

Cláudia Galvão, produtora e diretora do Anjos do Trânsito, falou sobre a atuação do grupo. "Os Anjos do Trânsito estarão em vários pontos da cidade, inclusive na premiação do Consetrans, que trabalhou o tema da faixa de pedestre em todas as escolas da cidade, devido à importância das pessoas que estão no trânsito e das pessoas que estão andando respeitarem a faixa", destacou.

Ela aponta que os pedestres precisam adquirir a consciência de respeitar a sinalização. "Você respeitar a vida no trânsito é uma questão de consciência, atravessar na faixa é uma questão de consciência, o motorista ou motociclista parar antes da faixa para o pedestre atravessar é uma questão de consciência. Nós não mudamos nossos hábitos se não tivermos consciência. A campanha vem mais uma vez falar para as pessoas de Araraquara que é preciso ter consciência e respeito à vida porque essa campanha, conforme o próprio material diz, é uma campanha de respeito à vida e da necessidade de usar a faixa de pedestre, dado o elevado número de acidentes e atropelamentos pelo não uso da faixa. Mais uma vez trazemos a arte para dizer para as pessoas que é preciso mudar os hábitos. Não adianta atravessar no meio do quarteirão e se colocar em risco. É melhor dar uns passos a mais, ir para a faixa de pedestre, e lá atravessar com segurança", completou.

A campanha teve início nesta terça-feira (20), quando o grupo Anjos do Trânsito atuou na Rua Nove de Julho, no Centro. Nesta quarta-feira (21), os artistas estarão presentes na Escola Fantasia Sapiens entre as 11h30 e 13h30. Na quinta (22), das 13h às 17h, o grupo se apresentará na premiação do Consetrans no CEAR. Na sexta (23), a apresentação será realizada na Alameda Paulista, na Vila Xavier, entre as 10h e as 12h30. A agenda será encerrada no sábado (24), das 8h às 11h, quando o grupo se apresentará no Parque Infantil. A ação conta também com o apoio de Rotary Clubes de Araraquara e Estapar.