Locomotiva treina forte para se manter nos trilhos

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/10/2011 - 02h45

Esta quarta-feira foi dia de muito trabalho para o elenco da Ferroviária, que visa à partida decisiva do sábado (22), às 19 horas, na Arena Fonte Luminosa. O duelo válido pela abertura do returno da segunda fase é de suma importância para as duas equipes, já que um revés pode deixar os times distantes da classificação rumo à fase eliminatória da competição. 
Mais uma vez, o plantel afeano se deslocou em dois períodos até o campo do Pinheirinho, onde a comissão técnica deu sequência aos preparativos para o confronto frente ao Noroeste, que há 12 jogos não é derrotado na competição.
Pela manhã, o técnico Paulo Cezar Catanoce dirigiu um trabalho técnico, enquanto à tarde, o comandante grená comandou um treino técnico tático, com ênfase no exercício de ataque contra defesa, aprimorando também em campo reduzido o raciocínio e domínio de bola.
O treinador disse que a decisão acerca da titularidade só acontecerá na sexta-feira. Ele aguarda uma resposta acerca de um possível aproveitamento do atacante Clênio e do meia Tiaguinho, que sofreu um pequeno entorse, e é dúvida para o jogo. 
"Temos quatro períodos de avaliações, onde vamos definir dentro das nossas possibilidades a formação ideal", analisou Catanoce. "Aguardamos definições inerentes ao departamento médico, e temos o retorno tanto do Emerson, quanto do Cesinha. Quem se destacar na semana terá a titularidade", garantiu.

Afeanos querem anular o adversário
No embate do último sábado (19), a equipe bauruense fez uso da bola alçada na área, no intuito de surpreender o sistema defensivo grená. "É a jogada forte deles, e mesmo jogando em campo seco, acredito que vão procurar explorar essa situação. Contudo, possuem ainda um bom ataque, além dos chutes de fora da área. Identificamos as qualidades do adversário, e por isso precisamos anulá-las e impor o nosso ritmo", analisou o polivalente Felipe Blau.
O meia Marcelinho pactua do mesmo raciocínio. "Observamos as qualidades e fragilidades dos nossos oponentes, e a comissão técnica está trabalhando as nossas. Temos que vencer as duas partidas em casa, e brigar até o final pela classificação", afirmou.

Mudança na programação
O treinamento marcado para amanhã à tarde na Arena da Fonte foi antecipado para a manhã desta quinta-feira, às 9h30, já que a administração do estádio programou reparos no gramado no período vespertino. Sendo assim, o repouso anteriormente programado será invertido, e o grupo descansara após o almoço. Na sexta-feira pela manhã o último ensaio do time antes da partida contra o Noroeste vai ocorrer novamente no Pinheirinho.

Último confronto em Araraquara
Ferroviária e Noroeste se enfrentaram pela última vez em Araraquara no dia 20 de setembro de 2009, no Estádio Cândido de Barros (Botânico) e a partida terminou empatada por 1 a 1. O duelo foi válido pela 13ª Rodada da Copa Paulista.
O jogo foi à antepenúltima exibição da equipe grená no local, já que no mês seguinte era inaugurada a Arena Fonte Luminosa. O tento foi assinalado pelo atacante Cauan, e o único jogador remanescente daquele time é o meia Daniel. "Lembro-me daquela partida, quando sofremos o gol no último minuto", recorda o meia-atacante da Ferroviária.