Com estoque baixo de Coronavac, Saúde interrompe 1ª dose de 3 e 4 anos, temporariamente

Crianças de 3 e 4 anos não serão vacinadas amanhã e nem no plantão desse sábado; 2ª dose desse público começa na próxima semana, somente no Sesa

23/09/2022 - 00h09

A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta sexta-feira (23) e no plantão de vacinação marcado para sábado (24) não serão aplicadas a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 nas crianças de 3 e 4 anos, porque não há doses suficientes do imunizante Coronavac; o único aplicado nessa faixa etária.

A imunização dessas crianças teve início no último dia 26 de agosto, para as de 3 e 4 anos com comorbidades e deficiência e, em seguida, no dia 2 de setembro, para este público em geral, com utilização exclusivamente de Coronavac.

Nesta semana, por conta da demanda e da otimização do uso das doses, a Saúde anunciou que a vacinação do público infantil em geral passaria a ser feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, em todas as unidades de saúde.

Essa programação está mantida normalmente, para as crianças a partir de 5 anos. No entanto, com os estoques baixos, a aplicação da primeira dose somente dos 3 e 4 anos será interrompido amanhã e sábado.  

E a aplicação da 2ª dose dessas crianças de 3 e 4 anos terá início na próxima semana - naquelas que estão com pelo menos 28 dias da 1ª dose – mas somente no SESA, das 8 às 14 horas, ainda por questão de otimização do imunizante

“Estamos nos reorganizando novamente, levando em conta a demanda e o estoque de Coronavac que temos, porque essa faixa de 3 e 4 anos tem que ser vacinada exclusivamente com este imunizante. Assim que recebermos mais doses, vamos divulgar a retomada o atendimento normal”, explica Glaucia Falcoski, coordenadora da Vigilância em Saúde.

As doses de imunizantes contra a Covid-19 são distribuídas aos municípios pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III - Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.
 

Plantão de vacinação para público a partir de 5 anos


E a Secretaria Municipal de Saúde também confirma, para este sábado (24), a realização de plantão de vacinação contra a Covid-19 para o público infantil, a partir de 5 anos, e o público adulto, das 8 às 15 horas.

Estarão abertas as unidades da Vila Xavier, Vale Verde, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista. Todos serão atendidos nestas 11 unidades, no sábado.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

 


SERVIÇO

 

PLANTÃO DE VACINAÇÃO – SÁBAD0 – 24 de setembro

DAS 8 ÀS 15 HORAS

Crianças a partir de 5 anos e adultos

 

Unidades de saúde da Vila Xavier, Vale do Sol, Adalberto Roxo, Selmi Dei I, Iguatemi, Iedda, Hortências, América, Santa Angelina, Bueno de Andrada e Bela Vista.

*Apresentar carteira de vacinação da Covid e documento pessoal