Terça (27) tem Sessão Maldita, Workshop Selvagem, mesa de debates e espetáculo

Workshop Selvagem acontece em três espaços diferentes, espetáculo será realizado no CAOF- Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, Sessão Maldita no Teatro Wallace Leal e mesa de debate nos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube e Facebook

26/09/2022 - 19h31

A programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, na terça-feira (27), conta com a realização do “Workshop Selvagem”, com três temáticas diferentes, em três espaços da cidade e também a mesa de debate do “Esquenta FIDA”; depois, à noite, haverá espetáculo no CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, na Vila Xavier, e a Sessão Maldita no Teatro Wallace Leal. A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara e Unesp Araraquara.

O Workshop Selvagem apresenta: “Dança e o cuidado de si”, no Centro da Juventude para o Programa Filhos do Sol (14h às 15h30); “Estudos para Videodança (2ª parte)”, na Casa de Acolhimento LGBTQIA+ “Ricardo Corrêa da Silva (18h às 20h); “Contação de Si”, no CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (18h30 às 20h).

A mesa de debate do “Esquenta FIDA” aborda a temática “Por uma perspectiva plural e não-binária na Dança”, às 16h30, nos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://www.youtube.com/c/Pre feituradeAraraquaraOficial) e Facebook (https://www.facebook.com/pref eituraararaquara).

Já o espetáculo “20&4” será apresentada às 19h no CAOF, enquanto a Sessão Maldita tem início às 21h30 no Teatro Wallace Leal, com a apresentação de “IFÉ – Amor Marginal” (21h30) e "Eliminatórios" (22h).

 

Workshop Selvagem – O Workshop Selvagem “Dança e o cuidado de si” apresenta flexibilidade, fluxo de energia e cuidado de si como guias para orientar o caminho de relações propostas entre o corpo que dança e os princípios da alfabetização ecológica com crianças e adolescentes.

A atividade será comandada por Fernanda Bevilaqua, com assistência de Lélis Andrade, das 14h às 15h30, no Centro da Juventude, para os participantes do Programa Filhos do Sol.

Já o Workshop Selvagem “Estudos para Videodança”, com Denise Matta e assistência de Ahigor, tem continuidade na Casa de Acolhimento LGBTQIA+ Ricardo Corrêa da Silva, das 18h às 20h. A coordenação é de Lua de Lucas dos Santos Almeida.

Com foco no diverso, no atual e contemporâneo, o workshop “Estudos para Videodança” descobre e cria o corpo, a câmera e a diversidade, sendo realizado na Casa de Acolhimento LGBTQIA+ Ricardo Corrêa da Silva, a 1ª casa pública de acolhimento a esta comunidade em todo território brasileiro.

Por fim, no CAOF - Centro de Artes e Ofícios, das 18h30 às 20h, será realizado no Workshop Selvagem “Contação de Si”, que constitui uma vivência que parte de mapas conceituais produzidos pelas próprias pessoas participantes, e, por meio de experimentações corporais, provocando moveres que vão compondo a dança de cada pessoa. A mediação é de Roberto Freitas, enquanto a assistência é de Lélis Andrade.

 

Mesa debate - “Por uma perspectiva plural e não-binária na Dança” apresenta os convidados Geni Núñez (SC), Emerson Pontes - UÝra Sodoma (AM) e Luã Apyká (SP), com mediação de Douglas Emilio (SP).

“Depois que o pensamento colonial se apoderou de boa parte dos dispositivos de comando, nos encontramos numa armadilha do pensamento binário. Os corpos, como possibilidades plurais de existências, criam discursividades e apresentam comportamentos que performam alianças pluriversais”, alertam os participantes. “Os discursos domesticados pela colonialidade, ao se encontrarem com vozes que reivindicam bifurcações, podem sofrer desvios que incidem no pensamento binário, que há séculos se mostra implacável?”, provocam.

A atividade será apresentada às 16h30, nos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://www.youtube.com/c/Pre feituradeAraraquaraOficial) e Facebook (https://www.facebook.com/pref eituraararaquara).

 

20&4 – O espetáculo “20&4” no CAOF, às 19h, com classificação para 14 anos, corporifica memórias da infância de uma criança viada, influenciada pelos rótulos que ganhava, pelas conversas, pelas amizades e pelos momentos que perpassaram sua vida-infanto-viada.

“20&4” é um corpo que busca e instiga as memórias de outros corpos presentes. A direção e dramaturgia é assinada por Tassio Tavares.

 

Sessão Maldita – Dois espetáculos estão na programação da Sessão Maldita, no Teatro Wallace Leal: “IFÉ – Amor Marginal” (21h30) e “Eliminatórios” (22h), ambos com classificação para 14 anos.

“IFÉ – Amor Marginal” é uma performance pautada a partir dos entrecruzamentos das pessoas artistas criadoras, que busca enlaçar o cotidiano dos artistas com o devaneio poético e, assim, estabelecer uma conexão entre os seus pertencimentos nos espaços marginais ocupados pela nossa corporalidade.

“Questionamos a completude e dançamos junto ao caos. Objetivamos narrativas/discussão sobre as masculinidades negras, homoafetividades e transcentramentos. Assim, qual o imaginário sobre um corpo preto marginal? O quão insolente é a coragem de amar e de se expor? Pois insolentes também amam!”, pontuam os criadores. Performance, pesquisa, coreografia e cenografia de Kairu Kiango e Reid Jean; produção, argumento e direção de cena de Vitorugo.

Em uma etapa da pesquisa sobre masculinidades da performance “Eliminatórios”, a Fractal Plataforma Artísticas investiga um recorte do masculino hegemônico no futebol, através de um encontro no bar para assistir a um jogo. Ali, surgem imagens, textos e situações performativas que questionam essas expressões ao evidenciar a violência por trás delas, mesmo que simbólica.

“Eliminatórios” tem concepção, criação artística e performance de Ahigor, Irail Rezende e Rodolfo Groppo.

 

SERVIÇO:

Fida 2022

Data: terça-feira (27 de setembro)

 

Programação:

 

14h às 15h30: Workshop Selvagem – Dança e o cuidado de si - Centro da Juventude – Programa Filhos do Sol

 

16h30: Mesa de debate “Esquenta FIDA” - “Por uma perspectiva plural e não-binária na Dança” - canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://www.youtube.com/c/Pre feituradeAraraquaraOficial) e Facebook (https://www.facebook.com/pref eituraararaquara)

 

18h às 20h: Workshop Selvagem – Estudos para Videodança (2ª parte) - Casa de Acolhimento LGBTQIA+ Ricardo Corrêa da Silva

 

18h30 às 20h: Workshop Selvagem – Contação de Si – CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand

 

19h: “20&4” – CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand

 

22h: Sessão Maldita – “IFÉ – Amor Marginal” - Teatro Wallace Leal

 

22h: Sessão Maldita – "Eliminatórios" - Teatro Wallace Leal

 

Grátis