Propriedades rurais de Araraquara passarão a constar em aplicativos de geolocalização

Damiano Neto recebeu mapeamento do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro

Fotógrafo: Divulgação
27/09/2022 - 20h04

No último dia 16 de setembro, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Araraquara, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Araraquara, Damiano Barbiero Neto, recebeu do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, o mapeamento das propriedades rurais do município realizado em função do convênio firmado entre o estado de São Paulo e o Município de Araraquara para implementação do Programa Cidadania no Campo - Rotas Rurais.

Foram entregues um mapa e as informações digitais (endereço codificado) produzidos pelo Rotas Rurais, que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso. No total, 1.108 propriedades foram geolocalizadas em Araraquara. Na ocasião, também foi realizado um encontro com produtores para entrega do endereço digital do Programa Rotas Rurais e o Aceite do Cadastro Ambiental Rural.

O Rotas Rurais proporcionará melhor qualidade de vida para produtores e moradores de áreas rurais, por facilitar o acesso às propriedades e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros, pois atualmente um morador da zona rural tem muita dificuldade para explicar com exatidão o endereço de sua propriedade. Além disso, a entrega em áreas rurais sempre foi um grande desafio para o e-commerce por conta de prazos e custos. Com os endereços digitais do Rotas Rurais, o cidadão do meio rural poderá inserir ou fornecer os códigos alfanuméricos correspondentes ao seu endereço nos aplicativos de geolocalização, como por exemplo o Google Maps e o Waze, e uma rota será traçada mostrando o caminho a ser percorrido até chegar à propriedade.

O evento também contou com a presença da diretora da Cati Regional de Araraquara, Érica Ybarra Tannuri de Godoy; do diretor da Defesa Regional de Araraquara, Arthur Felício; da coordenadora executiva da Agricultura do Município de Araraquara, Enedina Ferreira de Andrade; e do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla.