Chácara Sapucaia recebe espetáculo do FIDA nesta quinta (29)

“Insolência 5: eu amo dançar com as maneiras de dizer as coisas” é uma co-produção entre Paraguai, Brasil, França e Turquia e tem no elenco as artistas da Dança: Gilsamara Moura e Alejandra Díaz (Paraguai)

28/09/2022 - 20h51

O espetáculo “Insolência 5: eu amo dançar com as maneiras de dizer as coisas”, com classificação livre, é o destaque da programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quinta-feira, 29 de setembro. A apresentação será às 20 horas, na Chácara Sapucaia, sem a necessidade de retirada de convites prévia – é só chegar.

Realizado pela parceria dos países Paraguai, Brasil, França e Turquia, o espetáculo “Insolência 5” é inspirado no livro "L'Insolente: dialogues avec Pinar Selek", de Guillaume Gamblin, e tem a colaboração da própria artista Pinar Selek (Turquia/França).

Pinar Selek é uma socióloga, feminista e autora turca, conhecida por seu trabalho sobre os direitos das comunidades vulneráveis na Turquia, incluindo mulheres, pobres, crianças de rua, minorias sexuais e comunidades curdas. A artista vive em exílio, em Paris, onde a curadora do FIDA 2022, Gilsamara Moura, a conheceu e estreitou a amizade.

“Insolência 5: eu amo dançar com as maneiras de dizer as coisas” explora as possibilidades de existência a partir da Dança, reconhecendo cada ser como território. O espetáculo tem criação, direção e performance das bailarinas Alejandra Díaz (Paraguai) e Gilsamara Moura (Brasil).

“Cada pessoa tem uma travessia. Uma mulher tem uma travessia. Uma mulher. E outra. E outra... Cada uma delas, mesmo diferentes, tem travessias que se conectam. Ser mulher pode ser ponte, e também ser fronteira”, argumenta a artista da Dança Gilsamara.

“O dançar é forma de resistir, é solidariedade política e artística, é romper fronteiras, é viver. É convite à festa. É demarcar a própria potência no mundo. Reconhecer-se território, porém sem invasões, ser território de si não é apagar o território e a vivência do outro. O convite é para que se apague as fronteiras dançando. Ocupamos com experiências diferentes de dançar as coisas”, finaliza a artista e curadora.

A programação do FIDA 2022, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara e FCL-Unesp Araraquara, apresenta como proposta temática: "Quando Insolentes Dançam...", com toda a programação gratuita. A Chácara Sapucaia está localizada na Rua dos Libaneses, 1111, no Jardim Ártico.

 

SERVIÇO:

Fida 2022 apresenta “Insolência 5: eu amo dançar com as maneiras de dizer as coisas”

Data: quinta-feira (29 de setembro)

Horário: 20h

Local: Chácara Sapucaia (Rua dos Libaneses, 1111 - Jardim Ártico)

Classificação indicativa: livre

 

Grátis

Galeria de Fotos