Prefeitura amplia contenção da encosta na Ponte dos Machados

A previsão de entrega da nova ponte é para o primeiro trimestre de 2023

Fotógrafo: Tetê Viviani
06/10/2022 - 00h12

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade auxiliam a construtora Verdebianco Engenharia na contenção da encosta no entorno da Ponte dos Machados. 

Nesta quarta-feira (5) foram retiradas árvores próximas ao talude do lado esquerdo da ponte, sentido Araraquara – Guarapiranga, no quilômetro inicial da rodovia vicinal Abílio Augusto Corrêa. Os serviços visam ampliar a proteção do talude com gabião, esse formado com pedras rachão e telas com malhas hexagonais. 

Construída por meio de convênio estadual e contrapartida do Município, a nova ponte terá base de concreto, vigas de sustentação da pavimentação, pré-moldadas com 27 metros lineares. Também haverá calçadas nas laterais e espaço para ciclistas e gradil de proteção de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. A largura total da ponte será de 13 metros. 

Antes, dessa quarta etapa da obra, houve a demolição da antiga ponte que tinha riscos de desabamento, por ter uma estrutura antiga, limpeza dos resíduos sólidos e assentamentos dos gabiões de proteção sob a travessia, que agora estão sendo ampliados. 

A previsão de entrega da nova ponte é para o primeiro trimestre de 2023.