Araraquara recebe exposição “2022 - Uma releitura do Modernismo”

Exposição na Biblioteca Municipal Mário de Andrade apresenta 21 telas com releituras de obras clássicas do Modernismo, executadas por artistas contemporâneos

06/10/2022 - 00h51

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade recebe, até o próximo dia 20 de outubro, a exposição “2022- Uma releitura do Modernismo”, aberta a todos interessados, com entrada gratuita e apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

"2022 - Uma releitura do Modernismo", é uma exposição organizada e produzida pelo Laboratório das Artes de Franca, sob curadoria de Atalie Rodrigues Alves.  Itinerante, em Araraquara a exposição foi inicialmente montada na Biblioteca da FCL-Ar Unesp, a partir de parceria firmada entre o Laboratório das Artes de Franca e a professora Fabiane Borsatto, que trabalhou conjuntamente com a professora Lola Aybar.

"Ficamos muito felizes com a possibilidade de recebermos a exposição.  Além da inegável qualidade e beleza das telas, há aí uma prática que valorizamos muito, no sentido da troca, da interlocução e da difusão, que este tipo de iniciativa traz para a cultura, os artistas e público em geral. Agradecemos muito ao Laboratório das de Franca e às professoras Fabiane Borsatto e Lola Aybar", comentou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

A exposição apresenta 21 telas, com releituras de obras clássicas do Modernismo, executadas por artistas contemporâneos. Participam: Antônio Pires, Atalie, Christina Parisi, Décio Soncini Jr., Delmônaco, Denise Müller, Gerson, Hélvio Lima, Ivo Indiano, Márcia Santtos, Marcus Flávio, Maria Soler, Marie-Ange Giaquinto, Norberto Stori, Paulo César Pereira, Paulo Cheida Sans, Paulo Moreira, Rodolfo Chiaverini, Semíramis Paterno, Thais de Freitas, e Uiliam José.

Weber Fonseca, coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, lembra que, “entre os originais citados temos, por exemplo, ‘Operários’, de Tarsila do Amaral, de 1933, em releitura de Paulo Moreira; ‘Lavrador de Café’, de 1934, de Cândido Portinari, na visão de Ateliê e ‘Morro da Favela’, de Tarsila do Amaral pintado em 1928, com releitura de Hélvio Lima.”

A exposição gratuita está no saguão da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h45. O endereço é Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:

Exposição “2022 uma releitura do Modernismo”

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 - Centro)

Período: até 20 de outubro

Horário de visitação: das 8h às 19h45 (de segunda à sexta-feira)

 

Grátis