Câmara participa do 1º Encontro de Saúde do Trabalhador

Representando a Casa de Leis, Chediek ressaltou a importância do projeto de conscientização

26/04/2011 - 02h49

Na manhã dessa segunda-feira, 25, foi aberto o 1º Encontro de Saúde do Trabalhador, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – da Prefeitura de Araraquara. O objetivo é prestar homenagem ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser comemorado no dia 28 de abril. A Câmara se fez presente no encontro por meio do vereador Elias Chediek (PMDB), que representou o presidente da Casa, Aluisio Braz, o Boi (PMDB). Ele aproveitou para ressaltar a importância do projeto dizendo que, em geral, infelizmente o brasileiro não encara com tanta responsabilidade as questões que envolvem segurança no ambiente de trabalho.
No ano em que a data foi comemorada pela primeira vez no Brasil (2003), foram registrados 390 mil casos de acidentes e doenças no trabalho, que resultaram em 2.582 mortes de trabalhadores. Ou seja, uma morte a cada duas horas de trabalho e três acidentes a cada minuto trabalhado. Já em 2009, segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram 740.657 acidentes de trabalho no país, que ocasionaram 13.147 casos de incapacidade permanente e 2.496 óbitos. Apenas no estado de São Paulo aconteceram 251.402 acidentes de trabalho, 3.255 casos de incapacidade permanente e 651 mortes.
Mesmo se tendo conhecimento desses dados alarmantes, como Chediek mesmo lembrou, grande parte da população não se interessa pelo assunto. “Ao menos o governo está cumprindo seu papel, que é o de conscientizar os trabalhadores a fim de que sejam evitados acidentes que possam ganhar grandes proporções”. O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) destacou que esse é apenas um tipo de prevenção que a administração vem realizando. “Já investimos mais de 90 mil reais em equipamentos que ofereçam conforto e segurança aos servidores municipais. Mesmo assim, sabemos que existe a possibilidade de acidentes graves acontecerem e, por esse motivo, é preciso aprender através de palestras como se portar diante do perigo”, completou.
Para dar início ao ciclo de palestras, o Dr. Rui César de Souza Liberato foi quem começou a discussão acerca das percepções de riscos: “O perigo potencial, que é o que ainda não aconteceu, pode e deve ser prevenido. Mas o que prejudica essa prevenção muitas vezes é o prazer, o conforto e a praticidade que algumas atividades oferecem, deixando o profissional realizá-la da maneira mais cômoda, sem se preocupar se está seguro ou não”, afirmou o palestrante.
Diversos temas estão sendo abordados durante o encontro no Teatro Municipal de Araraquara, como a questão do direito no trabalho. No dia 26, a programação se estende das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, conforme informou o presidente da CIPA, Paulo Dimas Cezar.