Juliana Damus tenta viabilizar Terapia Assistida por Animais

Vereadora lançou a proposta em 2009 e agora ganha da Secretaria Municipal da Saúde

21/10/2011 - 02h54

A vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou indicação ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) solicitando a tomada de providências necessárias para a implantação da Terapia Assistida por Animais em Araraquara. O objetivo é garantir tratamento a pessoas com necessidades especiais, com mobilidade reduzida e com problemas psíquicos ou psicológicos.
Juliana Damus frisa que “diversos estudos apontam que a interatividade entre homem e animal desenvolvida por procedimentos específicos integrantes da Terapia Assistida é extremamente benéfica para o desenvolvimento físico e emocional do paciente”. De acordo com ela, “é um tratamento reconhecido mundialmente por sua eficácia”.
Para a parlamentar, que lançou a proposta em 2009, “os resultados da Terapia Assistida por Animais são, dependendo de cada caso, a recuperação física, a cura de doenças, o alívio de estresse e o desenvolvimento individual e social com aumento da autoestima”.
Juliana destaca que, além de portadores de necessidades especiais, crianças, adolescentes e idosos também podem ser beneficiados pelo tratamento.

Matão

De acordo com a vereadora, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Matão utiliza a Terapia Assistida por Animais com muito sucesso. “O tratamento pode ser realizado com cães, gatos, cavalos e outros animais. Em Matão, eles utilizam os cães e os resultados são excelentes”, salienta.
Em abril de 2011, Juliana, Elisa dos Santos Rodrigues, assessora de Políticas para Pessoas com Deficiências; e, Lígia Maria da Costa Celante, superintendente da APAE de Araraquara, estiveram em Matão e constataram a importância e eficiência do tratamento para pacientes com deficiência física e mental.
A vereadora conta que Adriana Aparecida Biasiolo, Diretora Escolar da APAE, “mostrou-se entusiasmada em implantar a Terapia Assistida por Animais como é feito em Matão”. 
Segundo ela, a entidade já tem parte da estrutura necessária para desenvolver o projeto em Araraquara.

Apoio

O apoio para implantação do tratamento na cidade também poderá vir da Secretaria Municipal da Saúde. “No início de outubro, estive com a secretária Regina Barbieri e tratamos sobre o assunto. A doutora Regina manifestou verbalmente concordância com a implantação do projeto e devemos voltar a conversar oficialmente para vermos a possibilidade de avançar na Terapia Assistida por Animais”, revela.
Juliana diz que a Secretaria da Saúde poderá contribuir destinando uma verba para a implantação do projeto. Segundo ela, para a execução do tratamento de 50 pessoas são necessários aproximadamente R$ 2 mil para custear a contratação de um adestrador, um veterinário e para a aquisição dos instrumentos necessários, como brinquedos e suportes.
O Setor de Comunicação da Câmara Municipal produziu um vídeo institucional durante a visita realizada à APAE de Matão. O trabalho pode ser conferido no site http://www.camara-arq.sp.gov.br  – na página Câmara na TV -, ou mesmo através link  http://187.8.184.66:8000/.