RolêFeira comemora 5 anos atividades e recebe 95 expositores neste domingo (16)

Feira se consolida como a maior feira de economia criativa da região

Fonte: Coletivo Rolê Feira 13/10/2022 - 23h47

A Rolêfeira, feira de economia criativa organizada pelo Coletivo Rolê, acontecerá no próximo dia 16 de outubro (domingo), das 15 às 22 horas, na Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331). A sua 18ª edição comemora 5 anos de atividades, traz 95 expositores e se consolida como a maior feira de economia criativa de Araraquara e região.

Fortalecendo a economia local e regional, a edição cresceu e conta com empreendimentos em diversos segmentos como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros.

Com programação gratuita, a RolêFeira conta com o apoio da Minhocaria na gestão de resíduos e da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária.

Nesta edição, a programação cultural tem foco em atividades para pais e filhos, comemorando o Dias das Crianças e conta com Nãnan Matos (Brasília/DF) como convidada especial, além de bate papo, oficinas e show musical. A feira ainda conta com Gestão de Resíduos em parceria com a Minhocaria e promoção de atividades esportivas ocupando a quadra com vivência de patins com Thiago Kiddy.

As atividades têm início às 16h com a oficina “Construção de bonecos articulados de papel” ministrada pelo Ateliê Gente que Faz Arte, voltada a pais e filhos trabalhando em duplas.

Estimuladas pela obra de Tarsila do Amaral (comemorando os 10O anos da Semana de Arte Moderna) as crianças junto com os pais irão pintar, recortar e montar bonecos articulados de papel baseados nos desenhos da pintora feitos para crianças. A atividade é gratuita e as inscrições são via formulário online: https://forms.gle/tyLp MNmZ9pfcMKyv8 .

Também às 16h tem vivência em patins orientada por Thiago Kiddy ocupando a quadra poliesportiva. Não precisa de inscrição: só chegar com os seus patins, equipamentos de segurança e se divertir. Kiddy é patinador rooler há quase 30 anos. Essa atividade é indicada para todos que já praticam e que querem aprender um pouquinho mais, e também para você que quer começar e não sabe como!

Às 17h, tem a contação de história: “A escolha da Princesa Sofia”, com Nerita Pio, voltada ao público infantil. O Rei Dantas de Chandelierre decide que sua filha, princesa Sofia, está em tempo de se casar e resolve preparar um grande baile para a escolha do noivo, mas a princesa Sofia tem outros planos...

Logo em seguida, às 18h, Nãnan Matos comanda uma oficina de percussão africana.  A atividade faz parte de um projeto da musicista para divulgação e disseminação da cultura de Matriz Africana e é dirigida a todos os interessados. Gratuito. É necessário levar instrumento e se inscrever pelo formulário online: https://forms.gle/PgWb MGPw9NMYVu4k7 .

Na sequência, tem Roda de conversa sobre Fome e Insegurança Alimentar com coletivo C.A.S.C.A e grupo de produtores da agricultura familiar de Araraquara, a partir das 19h.

A partir das 20h, fechando a programação, o baile da rolê vai virar Roda de Samba, com o grupo Nema e os amigos e participações especiais nos vocais com Nãnan Matos e Isabela Lima.

 

SERVIÇO:

Evento: RolêFeira - 18ª edição - Fexta 5 anos

Data: 16 de outubro (domingo)

Horário: das 15 às 22h

Local: Praça do Faveral - Rua Henrique Lupo (próximo ao número 331)

 

Atividade gratuita para todas as idades

 

Página da feira do Facebook:

https://www.facebook.com/rolef eira/?ref=bookmarks

 

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/event s/1488627841654054

 

 

Para saber mais:

 

15h – Abertura

 

16h – Oficina Construção de bonecos articulados de papel

A atividade foi desenvolvida por pais juntos com os filhos. Através de uma viagem pela obra de Tarsila do Amaral (comemorando os 10O anos da semana de arte moderna) as crianças junto com os pais irão pintar, recortar e montar bonecos articulados de papel baseados nos desenhos da pintora feitos para crianças. Oficina ministrada pelo ateliê Gente que faz arte.

 

16h – Aula e vivência de Patins

Thiago Kiddy vai orientar uma vivência de patins, com dicas, manejos e muita diversão, ocupando e interagindo na quadra poliesportiva da praça do Faveral. Durante a prática, que terá duração de duas horas, ele irá falar um pouquinho sobre como você pode melhorar seu rolê e sair patinando pela cidade numa boa!

Orientações: Tragam seus patins e seu equipamento de segurança (se tiver). Não tem idade mínima, mas crianças muito pequenas têm que estar acompanhadas por um responsável

Thiago Carvalho “Kiddy”, 38, designer, artista visual e arte educador de formação. Atua no mercado de criatividade, arte e cultura urbana desde 2008 desenvolvendo trabalhos para empresas e clientes particulares, assim como na realização de oficinas de artes para unidades do Sesc, SESI e SENAC, também como nas escolas municipais e projetos culturais da região... É amante das práticas urbanas, flertando com a patinação e bicicletas.

 

17h – Contação de história: “A escolha da Princesa Sofia”

O Rei Dantas de Chandelierre decide que sua filha, princesa Sofia, está em tempo de se casar e resolve preparar um grande baile onde estarão reunidos os mais belos rapazes e importantes partidos, para que ela, finalmente, escolha seu noivo. A jovem havia sido criada para se casar e ter filhos, dando novos herdeiros ao trono. Mas a princesa Sofia tem outros planos e com ajuda do seu fiel escudeiro prepara uma grande surpresa para a noite de gala Nerita Pio nasceu em Araraquara- SP e desde 2005 trabalha na área de educação com contação de história e teatro. Formada no curso em Técnico Teatro do Senac Araraquara desenvolve trabalhos cênicos, atuando em espetáculos, contações e oficinas. Atualmente é coordenadora do projeto “Clube do Livro Colibri”, atuando também como mediadora de leitura.

 

18h – Oficina de percussão africana com Nãnan

Essa oficina faz parte de um projeto de divulgação e disseminação consciente da vivência alusiva à cultura de Matriz Africana e serão ministradas pela artista Nãnan Matos, que coleciona mais de 10 anos dedicados aos estudos da percussão, do canto e da dança mandeng, afro-brasileira e popular brasileira. A oficina é dirigida aos interessados em conhecer a cultura, dança e ritmos africanos (iniciantes), quanto aos que já são praticantes ou possuem algum conhecimento prévio (intermediários e avançados).

*Para a oficina de percussão é necessário trazer instrumentos (djembe, dunduns, atabaques, congas, alfaias, bombos). Não é necessário conhecimento prévio. A partir de 12 anos de idade

Em 2012, Nãnan Matos fundou em Brasília o grupo informal de estudos, performances e ativismo sócio-político, batizado de Foli Ayê - que em malinké significa “Ritmo da Vida”. O grupo Foli Ayê dedica-se há sete anos à promoção da cultura negra e fortalecimento da ponte África-Brasil, abordando de forma engajada as práticas artísticas do Oeste Africano para todos os tipos de público.

Dentre os grupos nacionais que realizam a pesquisa, o grupo é o mais antigo representante do Centro Oeste brasileiro, o que nos atribui importante papel de mantenedores de um acervo cultural milenar. E como agente intermediador dos mestres e professores no Brasil e África, já produziu workshops de grandes personalidades consagradas como: Luciane Ramos e Fábio Mello (São Paulo), Erick Djembe (Estados Unidos), Loua Oulai (Costa do Marfim) e recebeu aulas dos mestres e mestras: Famoudou Konatê (Guiné), Youssouff Koumbassa (Guiné), Assetou Diabaté (Mali), Babara Bangoura (Guiné), Zal Cissoko (Mali), Fanta Konatê (Guiné), Djanko Camará (Guiné), entre outros. Como missão, Foli Ayê, leva um novo olhar para se educar, cultuar e transcender - que nos convoca a saber, a dançar e a tocar tanto a nossa ancestralidade quanto o nosso próprio tempo.

Benefícios da oficina: desmistificar a África no Brasil tornando suas expressões cotidianas; contribuir para a divulgação de um conhecimento mais profundo e diversos em relação a cultura de Matriz Africana; adquirir um novo e autêntico vocabulário de ritmos, cantos e danças; se apropriar do sentimento alegre e toda energia que os estudos sobre a África podem oferecer; adquirir formação para serem os futuros compartilhadores e facilitadores desse conhecimento incrível e fortalecedor; estímulo à memória, coordenação-motora, aumento da concentração.

 

19h - Roda de conversa sobre Fome e Insegurança Alimentar com coletivo C.A.S.C.A + grupo de produtores da agricultura familiar de Araraquara

20h – Bailinho Rolê: Roda de samba com Nema e os amigos + Convidadas

O baile da rolê vai virar Roda de Samba com o grupo Nema e os amigos e participações especiais nos vocais com Nãnan Matos e Isabela Lima.

Grupo idealizado pelo Multi instrumentista Nemias Santana apresenta uma roda de samba diferenciada, uma mestiçagem da música popular brasileira, com muito suingue, fazendo um show vibrante, dançante e genuinamente brasileiro, aliando autores e compositores consagrados à nova geração do samba, com canções afetivas, conhecidas do grande público fazendo o público vibrar, cantar e dançar junto.

Nas apresentações, o repertório, que “passeia” pela obra dos que foram e sempre serão os grandes da música brasileira: Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Sinhô, Geraldo Pereira, Ataulfo Alves, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque João Nogueira, Paulo César Pinheiro, João do Vale, João Martins, Dona Ivone Lara, Vinícius de Moraes, Toquinho, Monarco, Adoniran Barbosa e outros tantos bambas que alimentam nosso cancioneiro popular com as mais belas e enérgicas canções antigas e da atualidade.

Convidadas:

Nãnan Matos: Tamboreira manancial do elo África Brasil, Nãnan Matos concretiza em seu corpo a ancestralidade para a traduzir em multiplicidade musical. Há 15 anos, a artivista e arte-educadora compõe a cena brasiliense e nacional com projetos artísticos de resgate, explosão, energia, dança, batuque e multilinguagens. Participou do reality show “The Voice” é idealizadora de diversos projetos, como o Festival Online de Mulheres #BrasíliaSomosNós; fundadora do grupo Foli Ayê e do bloco “É de Nãnan”.

Isabela Lima: Começou a cantar já na infância, em eventos familiares e festas escolares. Tem uma relação terapêutica com o canto e foi no terreiro e na terapia que aprendeu e aperfeiçoou sua prática durante a adolescência. Começou a cantar profissionalmente em 2022, após um ano de estudos com a professora Danila Gregório e desde então cantou samba e MPB com artistas da cidade de Araraquara como Encontro de Raízes, Nanan e Miguel Arruda.