Coordenadoria de Agricultura alerta para período de vacinação de bovinos

Campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose já estão em andamento

08/11/2022 - 02h02

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, comunica que já estão em andamento as campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose.

A ação contra a febre aftosa teve início no dia 1º de novembro e vai até o próximo dia 30. Devem ser vacinados os bovinos e bubalinos de todas as idades. Até o dia 7 de dezembro, deve ser realizada a declaração de vacinação no sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) ou em uma unidade da Defesa Agropecuária da região.

A Febre Aftosa é uma enfermidade causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais e acomete animais biungulados (de casco fendido) como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Esta doença pode acometer rapidamente criações inteiras. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações. O vento pode transportar o vírus. A doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal (principalmente carne com osso).

Já a campanha de vacinação contra a brucelose visa as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. A ação também vai até o dia 30 e a data limite para entrega da declaração de vacinação também é 7 de dezembro, pelo sistema GEDAVE disponível no site www.gedave.sp.gov.br.

A brucelose bovina é uma doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação e é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Sua incidência causa prejuízos econômicos e depreciação do valor social da propriedade foco da doença devido à diminuição da produção de carne e leite, do aumento do intervalo entre partos e da queda da taxa de natalidade da espécie.

No caso de dúvidas, entre em contato com o Escritório de Defesa Agropecuária de Araraquara, que fica na Rua Treze de Maio, 1352, Vila Xavier. Os telefones são (16) 3333-1073, (16) 3333-1074 e (16) 98202-0009. O e-mail é eda.araraquara@sp.gov.br.