Araraquara é destaque na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

Município foi selecionado para apresentar experiência inovadora de combate à fome

10/11/2022 - 17h23

O Banco Municipal de Alimentos de Araraquara, pertencente à Coordenadoria de Segurança Alimentar vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, participou nos dias 8 e 9 de novembro do Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, realizado pelo Ministério da Cidadania.

O projeto “Banco de Alimentos - Base para Segurança Alimentar” foi uma das cinco experiências selecionadas para ser apresentada durante o encontro que reuniu os representantes de banco de alimentos de todo o país. O tema do encontro foi “Experiências disruptivas inovadoras que podem ser replicadas”. Além de Araraquara, foram também selecionados para a apresentação os municípios de Ubá-MG, São Paulo-SP, Teresina-PI e Belo Horizonte-MG.

A nutricionista e gerente de abastecimento Paula Fernanda de Oliveira e o engenheiro de alimentos José Tiago de Castro Neto apresentaram a experiência com destaque para o combate ao desperdício e a Rede de Solidariedade, que resultaram em um aumento significativo de captação e distribuição de alimentos durante a pandemia.

A estratégia governamental “Araraquara Sem Fome”, premiada pelo Pacto de Milão, também foi abordada, incluindo as ações de geração de trabalho e renda, assim como a aquisição de alimentos da agricultura familiar que permite a distribuição semanal de 500 cestas de hortifrutis para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Jacqueline Barbosa, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, ressalta que esta troca de experiências é muito importante, pois permite conhecer iniciativas inovadoras desenvolvidas por outros municípios. “O combate à fome é um trabalho diário e este reconhecimento nacional demonstra que o Banco de Alimentos está cumprindo o seu objetivo principal, diminuindo o desperdício de alimentos e contribuindo para garantir o direito humano à alimentação saudável”, comentou ela, que também agradeceu a toda equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar.