Choro das Águas: Encontro de Raízes, oficina de chocalhos e feira de artesanato marcam a edição deste domingo (20)

Programação gratuita tem início às 16 horas na Praça do Daae – Fonte Luminosa

17/11/2022 - 00h22

Neste domingo, 20 de novembro, a programação do Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, apresenta feira de artesanato, oficina de chocalhos e show com o grupo Encontro de Raízes. As atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Daae-Araraquara, têm início às 16 horas.

A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região, a partir das 16 horas. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes.

A Oficina de Chocalho, com Eduardo Marçal, às 16h30, oferece atividades musicais por meio deste instrumento presente na cultura popular brasileira. A ideia é contribuir para o desenvolvimento musical e a coordenação motora dos participantes. Nesta oficina, os participantes irão colorir e personalizar o instrumento para que “se sintam parte do instrumento”.

Vale destacar que, nesta oficina, Eduardo irá apresentar o instrumento “chocalho”, realizar uma breve apresentação tocando o instrumento e apresentar diferentes manifestações culturais que utilizam o instrumento – como: o samba de roda, o samba de coco, a capoeira, diversos rituais indígenas - entre outros.

Eduardo Marçal é cientista social em formação, ritmista da Escola de Samba Tom Maior, ator formado pelo Senac, arte-educador e atua há 2 anos no programa Oficinas Culturais.

O grupo “Encontro de Raízes” é atração musical das 18 horas. Composto pelos músicos Mateus Xavier (cavaquinho), Carlos Dias (violão 7 cordas) e Eduardo Marçal (pandeiro), o grupo busca, através da musicalidade afro-brasileira, valorizar duas matrizes culturais da música popular brasileira: o samba raiz e o choro, por isso o nome é “encontro de raízes”, pois o repertório do grupo mescla essas duas linguagens da musicalidade afro-diaspórica.

"Encontro de Raízes" busca valorizar expressões culturais do universo afro-brasileiro, a partir de composições de grandes nomes, da música popular brasileira, considerados baluartes e precursores do samba e do choro, tais como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Cartola, Waldir Azevedo, entre outros.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae - Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

 

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Praça do Daae - Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia, próximo ao Gigantão)

Data: domingo (20 de novembro)

 

Horários:

- 16h: Feira de Artesanato

- 16h30: “Oficina de Chocalhos”, com Eduardo Marçal (oficina artística)

- 18h às 19h30: Encontro de Raízes (música/ samba e choro)

 

Grátis