Prefeitura prepara ação especial para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Orientações, preservativos e testagens rápidas de HIV e sífilis são alguns dos serviços que serão oferecidos no dia 1º de dezembro

28/11/2022 - 23h15

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado anualmente em 1º de dezembro, com o propósito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. Em Araraquara, a Prefeitura prepara um evento marcado para ocorrer das 9h às 16h em frente ao Paço Municipal.

Na ocasião, haverá testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, mini-palestras, entrega de preservativos e materiais educativos, além de atividades culturais como apresentação de capoeira, música com os integrantes das Oficinas Culturais e apresentação de coral.

A ação integra a programação do "Dezembro Vermelho", campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids de Araraquara, Saliane Ribeiro, explica que a campanha deste ano visa combater a predisposição das pessoas em relacionarem o contágio do HIV com a sexualidade, o que não corresponde à realidade. "Neste ano o tema é 'Preconceito Zero', ou seja, não é só o preconceito contra as questões de HIV e Aids, mas também contra as questões LGBTQIA+. Por isso a minha fala é o respeito. Em relação à população LGBTQIA+, não precisamos entender, mas precisamos respeitar. Eles só querem o respeito e o comportamento deles não interfere no nosso modo de vida, não interfere no modo de ser e de agir. Eles têm o direito de viver a sexualidade deles em paz. Com relação ao HIV e Aids, temos que lembrar que o vírus não se transmite por beijo, por abraço, por aperto de mão, não se transmite ao compartilhar o mesmo espaço, o mesmo banheiro. É preciso parar de rotular as pessoas, dizendo que todo HIV é homossexual, é transexual. O HIV não está ligado a sexo, à identidade de gênero, mas sim à exposição. Qualquer um pode entrar em contato com o HIV, não só a população LGBTQIA+, embora esse seja um grupo prioritário do nosso atendimento", comenta.

Em Araraquara, o "Dezembro Vermelho" conta com uma agenda de testagem rápida de HIV e Sífilis, além da entrega de preservativos em diversos pontos da cidade, em uma ação denominada "Fique Sabendo", que consiste em uma equipe atendendo as pessoas após o fechamento do posto de saúde, das 17h30 às 20h30, ao lado das unidades. A primeira região a receber esse serviço será o Jardim América no dia 30, no Centro Municipal de Saúde (CMS). No mesmo horário, a ação será realizada no dia 5 de dezembro na USF do Vale do Sol, no dia 8 na região das boates, no dia 12 no CMS do Yolanda Ópice, no dia 13 na USF do Hortências, no dia 14 no CMS do Cecap e no dia 16 na USF do Altos do Pinheiros. No dia 3, também haverá testagem rápida das 9h às 16h no Parque Infantil.

Galeria de Fotos